12/9/2017 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A cidade de Osasco sediou na quarta-feira, 6/9, na Sala Osasco, o 4º Encontro de Secretários de Transportes e Mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo. Nesses encontros, os secretários discutem problemas comuns em transportes e mobilidade para, juntos, encontrarem alternativas que melhorem a mobilidade urbana, tornando-a mais sustentável e também ajudem a promover emprego, geração de renda e mais desenvolvimento econômico para as cidades.
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, acompanhado do secretário de Transporte e da Mobilidade Urbana de Osasco (Setran), Carlos Piteri, recepcionou o grupo de secretários e representantes. Lins apresentou algumas ações implantadas no setor e mencionou, inclusive, a revisão do Plano Diretor Municipal.
“Estamos revendo o Plano Diretor e as discussões envolvem a mobilidade urbana. Em conjunto com a sociedade, entidades e órgãos públicos, vamos buscar soluções e alternativas para construir o futuro da mobilidade urbana, que vai além do transporte e do trânsito. Nossos técnicos têm ouvido a população, o que ela pensa sobre a questão de mobilidade e, com base nas ideias que extrairmos desses debates, faremos um Plano mais detalhado para construir a cidade que queremos", disse Lins, durante abertura da reunião.
O prefeito comentou ainda sobre a realização, no final de agosto, do Fórum de Gestão Municipal de Impacto, em Barueri, que culminou na apresentação dos resultados das melhores práticas na gestão pública implantadas pelos prefeitos da região metropolitana e, por fim, desejou a todos um excelente seminário.
Durante o seminário, Adauto Bentivegna Filho, assessor executivo e jurídico da Presidência do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de São Paulo e Região (SETCESP), falou sobre a consolidação do projeto de conscientização para cada cidade participante, estrutura organizacional e ações que competem aos municípios, com base na Lei Federal de Política Nacional de Mobilidade Urbana (nº 2.587 de 3/1/2012), bem como dos incisos I e VIII do artigo 30 da Constituição Federal.
Dentre outros assuntos abordados estão a Semana Nacional de Trânsito, a ser realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, sob o tema “Semana da Mobilidade 2017 – Novos tempos, outros meios”, o controle de normalização do viário público, e ainda foi apresentado por Taiguara Helou, presidente do SETCESP, o Caderno Técnico de Restrições de Circulação na Grande Região Metropolitana de São Paulo, criado em agosto deste ano, elaborado pelo sindicato em parceria com o Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC). O caderno centraliza todas as informações referentes as restrições dos municípios com relação à circulação de caminhões ou carregamento/descarregamento de cargas.
A intenção é que os 39 municípios unifiquem as normas contidas no Caderno Técnico de Restrições de Circulação na Grande Região Metropolitana. Como a maioria das cidades já dispõe de restrições à circulação, os municípios deverão fazer adequações em suas legislações.
Participaram da reunião, o secretário adjunto da Setran Osasco, Fábio Grossi e equipe; Giuliano Locanto, secretário de Transportes de Guarulhos; Delson José Amador, secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo; Edilson Factori, secretário municipal de Mobilidade Urbana de Santo André; Irineu Gnecci Filho, secretário adjunto de Mobilidade Urbana e Transporte de São Paulo, representando o secretário Sérgio Avelleda; Taiguara Helou, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de São Paulo e Região (SETCESP); Odair Souza Viana, diretor de Transportes de Jandira, representando o secretário de Transportes Altamir Cypriano da Silva; Fernando Zingler, diretor executivo do Instituto Paulista do Transporte de Carga; Antônio Tadeu de Oliveira, diretor de Divisão de Transportes e Cargas de SP; Marinaldo Barbosa dos Reis, diretor de Especialidade, Abastecimento e Distribuição do Sindicato de Empresas de Transportes e Cargas de SP e Região; Fabíola Xavier, diretora executiva do Instituito para Desenvolvimento de Varejo, representando o presidente da instituição, Antônio Carlos Pipomzi; Luis Carlos Nespoli, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos; Arnaldo Amaral, coordenador de Trânsito de Caieiras, representando o Secretário de Mobilidade, Rodrigo Nery Santiago, entre outros.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.