11/3/2015 - Osasco - SP
Agentes educacionais iniciam visitas aos pais de alunos das creches municipais da Prefeitu
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O programa “A Escola vai para Casa”, oferecido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, acaba de ser ampliado nas escolas de educação infantil cujo objetivo é estreitar a relação família-escola, promovendo o desenvolvimento individual do estudante e sua inserção no universo coletivo.
Desde que foi implantado, o programa contabilizou mais de 45 mil visitas à casa dos alunos, o que resultou no aumento da participação dos familiares nas reuniões de pais, além de promover o acompanhamento dos responsáveis nas atividades escolares dos filhos.
Os pais e responsáveis pelos alunos de zero a três anos de idade matriculados em 90 unidades educacionais de educação infantil aprovam a iniciativa da Prefeitura de Osasco, como relata Isabel Cristina de Almeida Brito, que tem seu filho matriculado na creche Ezio Melli. Ela recebeu recentemente a visita do agente educacional e disse se sentir valorizada e acolhida com a iniciativa. “É muito bom saber que a escola do meu filho se preocupa com ele a ponto de enviar um agente até minha casa, que quis saber como foi minha gravidez e meu parto. Agradeço por esse programa. Ele incentivará muitas mães a investirem nos seus filhos”, opinou.
Na mesma unidade estuda a filha de Graciorrane Santos Lopes, que classifica como fundamental a visita da escola. “Esta iniciativa faz com que as crianças se sintam importantes. Além disso, orienta os pais a conversar com seus filhos, agir com responsabilidade e criar seres humanos para um futuro melhor”, disse.
Já a secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento, avalia que o “Escola Vai Para Casa”, possibilita traçar o perfil das famílias e identificar possíveis entraves que possam prejudicar o desenvolvimento infantil, “contribuindo para uma aprendizagem e socialização significativas na fase da vida em que os alunos sofrem grandes transformações e descobertas”, conclui.
Durante a visita, o agente educacional colhe com os pais e/ou responsáveis da criança informações importantes sobre sua vida, que vão desde detalhes sobre o período de gestação da mãe, forma de parto, passando pela configuração da família, perfil da criança, seus hábitos, sua relação com os demais moradores da casa e seu envolvimento com a creche que a criança frequenta.