Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

8/2/2013 - Osasco - SP

Combate à dengue em Osasco tem ação extra no período de pré-Carnaval




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Diante da realidade de que a prevenção é a melhor, se não a única, arma contra a dengue, e que por isso o combate é um dever de todos, a Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Núcleo de Combate a Dengue realizou na semana de 4 a 8 de fevereiro a operação “Prevenção à Dengue Pré-Carnaval”. A atuação da campanha se deu nas estações de trem da CPTM, no terminal rodoviário e no Calçadão da rua Antonio Agu, em frente ao Osasco Plaza Shopping.

As atividades foram educativas, principalmente por meio da distribuição de material gráfico informativo. O objetivo foi destacar os cuidados com a casa nesse período em que as famílias saem para viajar.

De acordo com Fábio de Souza Cardoso, biólogo e coordenador do Núcleo de Controle de Zoonoses, o órgão realiza periodicamente avaliações dos índices de infestação do transmissor no município e tem verificado, nos últimos levantamentos, que em Osasco os principais criadouros se localizam nas residências. “Estão em locais domésticos, como os pratinhos dos vasos das plantas e caixas e reservatórios de águas, entre outros”, explicou.

Segundo o médico e secretário de saúde Dr. José Amando Mota, a melhor forma de prevenir a dengue é combater estes focos, contendo assim a propagação do mosquito transmissor, Aedes aegypti. “Estamos nos empenhando no combate à dengue, mas precisamos da ajuda da população para que, juntos, eliminemos os locais que acumulam água, principalmente em nossas residências”, apelou o secretário.

Medidas

As pessoas foram orientadas a tomar medidas básicas para impedirem a formação de focos do vetor, como: preencher com areia pratos de vasos de plantas; jogar fora materiais inservíveis e guardar longe da chuva materiais recicláveis como tampinhas, latinhas e embalagens plásticas; guardar com a boca para baixo latas, baldes, potes e outros frascos; manter caixas d’água fechadas com tampas íntegras sem rachaduras ou cobertas com tela tipo mosquiteiro; tratar piscinas com cloro ou cobrí-las;  furar pneus ou guardá-los em locais cobertos; acondicionar lonas, aquários, bacias, brinquedos longe da chuva; cobrir entulhos ou sobras de obras ou destiná-los ao lixo; e ter cuidados especiais com as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge, colocando água somente na terra.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.