25/6/2013 - Osasco - SP
Contratação de 500 médicos e projetos para 15 creches são destacados por Lapas em plenária do OP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A 16ª plenária do Orçamento Participativo de 2013 contou com uma novidade. Abrangendo os bairros do Munhoz e região, ela aconteceu durante o projeto Prefeito no Bairro, que levou uma série de serviços públicos, da prefeitura e de parceiros, ao CEU Dra Zilda Arns, no Jardim Elvira.
Na abertura, o prefeito Jorge Lapas fez um balanço das principais obras e projetos em andamento nessa região da cidade, incluindo a construção de 2 unidades básicas de saúde (UBS) e o início da construção, dentro de aproximadamente um mês , do novo prédio da EMEI Maria Alves Dória. “Além disso, vamos construir uma subprefeitura para a zona Norte, na avenida Getúlio Vargas, que vai funcionar como um verdadeiro portal de atendimento à população”.
Também foram destacados pelo prefeito os projetos de urbanização das favelas do Flamenguinho e do Jardim Santa Rita, a implantação da Viaonorte, avenida que vai dar maior fluidez ao trânsito de toda a região, e as canalizações do córrego Rico e do Braço Morto do rio Tietê.
Depois, foi a vez dos moradores apresentarem suas reivindicações. Responde a elas, Lapas destacou que, entre janeiro e junho, a administração municipal já contratou mais de 500 médicos para atender a demanda da rede municipal de saúde.
Além disso, para ampliar as vagas em creche, há projetos de construção, com financiamento do governo federal, para 15 novas unidades na rede. “Também estamos negociando, com o governo do Estado, a implantação de bilhete integrado entre as linhas de ônibus, os trens e o metrô”, concluiu.
Também participaram da plenária os deputados estaduais Marcos Martins e Osvaldo Vergínio, o vice-prefeito Valmir Prascidelli, os secretários municipais Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer), Gelso de Lima (Assistência e Promoção Social), Carlos Marx (Meio Ambiente), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Marcelo Vieira (Assuntos Jurídicos), José Amando Mota (Saúde), Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Carlos Baba (Serviços e Obras), Andre Santiago (Segurança e Controle Urbano), João Gois (Transportes e Mobilidade Urbana), Marisa Elizabeth (Administração) e Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), o Ouvidor Luiz da Locadora; o coordenador do Orçamento Participativo, Antonio Onofre, o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri; o chefe de Gabinete do prefeito, Rubens Bastos; e os vereadores Aluísio Pinheiro, Rogério Lins, Branco, Mario Luiz Guide, Cláudio da Locadora, Maluco Beleza, Mazé Favarão e Dinei Simão.