30/3/2015 - Osasco - SP
Defesa Civil capta água da chuva para realizar serviços de limpeza
Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco.
Preocupados com a crise hídrica pela qual o Estado de São Paulo passa atualmente, os agentes da Defesa Civil de Osasco desenvolveram um processo de captação de água da chuva através da instalação de calhas na lateral do telhado do prédio sede da entidade, que conduzem o produto captado até tambores com capacidade para 200 litros instalados em solo, e que fazem o armazenamento inicial, os dispositivos são dotados de torneira para a saída e tela de proteção, que evitam possível entrada de insetos, dentre eles o mosquito causador da dengue. A água coletada passa por processo de filtragem, onde são eliminadas folhas ou outros detritos que porventura venham a ser captados junto às calhas.
A água pluvial armazenada está sendo utilizada para serviços de limpeza, em especial para a lavagem de viaturas e do pátio.
Segundo Delcides Regatieri, coordenador da Defesa Civil e incentivador da ideia, “essa iniciativa partiu de agentes da corporação e embora modesta, constitui importante colaboração para a redução no consumo da água, tendo em vista a crise hídrica pela qual estamos passando”, disse.