3/12/2015 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS”, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembleia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/AIDS e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.
Em Osasco, a Policlínica Dr. João Domingos Correa, na Zona Sul da cidade, conta com o, um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA- SAE) no qual são realizados atendimentos à população para o diagnóstico e tratamento das DSTs; teste rápido para HIV, Hepatites e Sífilis; distribuição de insumos de prevenção às DSTs; e materiais educativos, capacitação de profissionais da saúde, monitoramento dos agravos, campanhas de prevenção e promoção. A Policlínica está localizada na rua da Saudade, 100 – Jd. Bela Vista, telefone 2183-0750, com horário de funcionamento de segunda a sexta, das 7h às 19h.
A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/AIDS sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a AIDS afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estamos vulneráveis.
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. É alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Serviço
Programa DST- AIDS- Hepatites
Onde: Policlínica Dr. João Domingos Correa, na rua da Saudade, 100 – Jd. Bela Vista - Zona Sul
Quando: de segunda a sexta, das 7h às 19h
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.