Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

16/3/2016 - Osasco - SP

EMEIEF Messias Gonçalves da Silva organiza semana de ação ao combate do Aedes aegypti




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Educação e dos gestores da EMEIEF Messias Gonçalves da Silva, iniciou nesta segunda-feira, 14/03, uma ação que contará com atividades de orientação sobre o Aedes aegypti durante toda a semana. O objetivo é ampliar a conscientização das crianças para o combate ao vetor do mosquito, responsável por doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.

No primeiro momento do dia as crianças participaram, em suas respectivas salas, de rodas de conversas para os professores identificarem o que os estudantes sabem a respeito das doenças transmitidas pelo Aedes. Após essa atividade, os alunos receberam os integrantes da ONG De Olho no Futuro, que formam uma parceria com a unidade de ensino, não somente nessa campanha, como em outras ações organizadas pela escola.

Os integrantes da ONG elaboraram em conjunto com a entidade Acorde, de Embu das Artes, um samba em que o enredo fala sobre os sintomas e perigos das doenças transmitidas pelo vetor do mosquito. Foi feito um desfile, ou como a ONG prefere chamar, um cortejo, em que os integrantes portando seus instrumentos, percorreram os corredores da escola cantando o samba.

A EMEIEF Messias Gonçalves da Silva fica localizada no Jardim Santa Maria, na zona sul de Osasco. Essa região, segundo afirmou a diretora da escola Sebastiana Mecira sofre com os focos do Aedes. A unidade de ensino já teve um caso de chikungunya, o aluno do 5º ano, Wesley de Oliveira, 9 anos, ficou afastado da escola por uma semana. “O nosso trabalho é conscientizar as crianças, que por iniciativa própria, disseminarão a informação nas suas casas. Também contamos com o apoio da ONG De Olho no Futuro e da UBS do Jardim Santa Maria, que se uniram a nós para realizar essa ação”, afirmou a diretora.

De Olho no Futuro

A ONG, que é mantida pela editora Paulus, existe há sete anos e atua diretamente com crianças e jovens em uma faixa etária de 6 a 17 anos. O foco do projeto é o serviço de convivência e fortalecimento do vínculo familiar, além das atividades relacionadas à música, poesia e diversas linguagens artísticas. Segundo Fábio Maganha, coordenador da ONG, o trabalho principal é prestar o serviço de assistência social. “Acredito que 70% das crianças que estão no projeto estudam no Messias. Uma ação como essa deixa uma marca na vida das crianças, a letra do samba do Aedes, por exemplo, foi feita por 10 integrantes, buscamos sempre ações coletivas e que possam englobar diversos aspectos sociais”, afirmou Fábio.

As ações na EMEIEF Messias Gonçalves da Silva terminarão na sexta-feira, 18/03, com a conclusão das atividades, na ocasião, as crianças irão expor os materiais criados durante a semana para a comunidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.