25/4/2013 - Osasco - SP
'Estamos trabalhando por um novo modelo de gestão de Saúde', afirma Lapas
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
As medidas adotadas pela Prefeitura de Osasco para melhorar ainda mais a gestão pública nas áreas da Saúde, Educação, Limpeza Urbana, Habitação e Segurança foram tema de uma reunião, na noite de terça-feira, dia 23, entre o prefeito Jorge Lapas e membros do PSB (Partido Socialista Brasileiro), que faz parte de seu governo.
Lapas afirmou que a Saúde é a maior dificuldade que sua gestão enfrenta atualmente, principalmente quanto à contratação de médicos, mas destacou que várias ações já estão em andamento para resolver esse problema e melhorar o atendimento à população. Ela vai desde a contratação emergencial de 200 médicos para cobrir o déficit da rede até a realização obras e reparos nas principais unidades de saúde. “Estamos também trabalhando por um novo modelo de gestão de Saúde e estudando várias possibilidades nesse sentido. Estamos avaliando, inclusive, a contratação de uma Organização Social para administrar as principais unidades. Mas também queremos aumentar os salários dos médicos, tanto para atrair novos profissionais quanto para poder cobrar melhor empenho, e ainda ampliando convênios com clínicas particulares para agilizarmos as consultas em especialidades e os exames”, enumerou.
O prefeito também destacou que já estão em obras as novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Munhoz Júnior, Vila dos Remédios, Helena Maria, Baronesa e Vila Isabel, que hoje funcionam em imóveis alugados.
Na área da Educação, mais boas notícias. Por meio de parcerias com o governo federal serão construídas 15 novas creches na cidade. “Também vamos ampliar projetos de sucesso, como o Escolinha do Futuro, garantindo maior número de modalidades e também maior permanência dos alunos nas atividades. E estamos olhando com carinho para a Escola Especial, criando uma comissão para estudar qual será sua melhor forma de funcionamento e de prestar atendimento aos alunos que já estão lá há anos”, revelou.
No setor de manutenção da cidade, Lapas destacou que foram ampliadas as equipes de limpeza e tapa buracos. Além disso, a prefeitura adquiriu 9 novos caminhões para serviços em geral e está adquirindo 15 Kombis para o transporte dos funcionários. “Estamos ainda buscando recursos, junto ao BNDES, para a construção de duas prefeituras, uma na zona Norte e outra na zona Sul, que vão funcionar como verdadeiros Portais de Atendimento, prestando os mesmos serviços que hoje acontecem na Prefeitura”, relatou.
Na área de Transportes, o prefeito afirmou que seguem em andamento, junto ao governo do Estado, as negociações para implantação do Bilhete Integrado entre as linhas municipais, os trens e o Metrô. “Ainda com o governo estadual, estamos negociando a abertura de novas saídas da rodovia Castelo Branco à cidade. Também estamos avançando com os corredores de ônibus. Já conseguimos, junto ao PAC, do governo federal, recursos para a implantação do corredor na avenida dos Autonomistas entre o futuro Terminal do Km 21 e o Terminal da Vila Yara, que será feito pelo governo do Estado, como parte do Corredor que vai ligar Jandira a Osasco”, afirmou.
Manter os projetos de urbanização de favelas de grande porte que já contam com recurso federais, como os que serão iniciados no Rochdale e no Jardim Santa Rita, está entre os planos de Lapas na área da Habitação. Mas ele revelou que sua principal meta será levar a urbanização gradual, com obras de menor porte, como canalização de córrego, a outras favelas da cidade. “São ações que demandam menos recursos, mas que beneficiam muita gente com melhoria da qualidade de vida”, comparou.
Por fim, na área da Segurança, Lapas destacou que atualmente a guarda conta com 32 viaturas nas ruas e que sua prioridade será investir em bases móveis. “Esse é um trabalho que tem de ser ampliado, pois leva sensação de segurança às ruas”, afirmou.
Lapas também recebeu um abaixo-assinado, com 12 mil adesões, pedindo a criação, na cidade, de uma casa abrigo para mulheres vítimas da violência. “Já estamos com essa discussão em andamento e nossa meta é viabilizá-la por meio de um consórcio regional. Ela contaria com apoio de várias prefeituras e atenderia mulheres de toda a região. Atualmente, estamos em um momento bastante propício, com as novas administração, de formarmos convênios em várias áreas e atenção à mulher vítima da violência é uma delas”, finalizou.
Participaram do encontro o Chefe de Gabinete do prefeito, Waldyr Ribeiro Filho; o diretor de Comunicação da prefeitura, Roberto Trapp; o presidente do IPMO (Instituto de Previdência do Município de Osasco), Francisco Cordeiro da Luz; o vereador Mario Luiz Guide; a presidente do PSB, Terezinha Maria dos Santos, o vice-presidente do partido, Airton Menezes, membros da executiva e filiados à legenda.