Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

20/2/2015 - Osasco - SP

Hasteamento de bandeira, bolo e missa marcam o dia do aniversário de Osasco




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
 
Ao completar 53 anos de Emancipação Político Administrativa, no dia 19 de fevereiro, a cidade de Osasco tem muito a comemorar. De um pequeno bairro até o início dos anos 60, hoje, Osasco é a 4ª maior potência econômica do Estado de São Paulo e está entre as 12 cidades mais importante do País. 
 
Nas comemorações desses 53 anos de independência, a programação foi aberta logo no início da manhã, quando o prefeito Jorge Lapas, ao lado do presidente da Ordem dos Emancipadores de Osasco (OEO), José Geraldo Setter e do presidente da Câmara Municipal, vereador Jair Assaf fez o hasteamento do Pavilhão Nacional, ao som da orquestra Corporação Musical Santo Antônio, na execução o Hino Nacional, em frente ao Paço Municipal. 

O prefeito de Manduri, cidade do interior de São Paulo e ex-morador de Osasco, Paulo Roberto Martins também participou da festividade solene. 
“Temos muito orgulho de Osasco. A emancipação não se teve apenas por querer que a cidade se tornasse uma das maiores economias do País. Naquela época, os emancipadores já notaram que havia um povo diferenciado aqui, lutador trabalhador que vinha mostrando a diferença do nosso povo. É isso que nós da orgulho”, afirmou Lapas. 
 
O prefeito ainda lembrou das lutas da classe trabalhadora que é um marco na história do Brasil. Relembrou também, do primeiro vôo da América Latina, no dia 7 de janeiro de 1910, pelo então aviador Dimitri Sensaud de Lavaud. Vários fatores colaboraram para que isso fosse uma grande cidade, principalmente o seu povo”, disse. 
Corte do Bolo – Em seguida, as homenagens aconteceram na sede da Ordem dos Emancipadores de Osasco. O evento iniciou com o Coral dos Servidores, na execução do Hino Nacional e o coral de crianças “Estrela de Davi”, na execução do Hino de Osasco. 
 
O presidente da Ordem dos Emancipadores, José Geraldo Setter fez uma explanação sobre as lutas e conquistas, em várias campanhas para emancipação de Osasco. Como a dos Autonomistas formado por homens e mulheres, reconhecidos como soldados da libertação. Lembrou das eleições frustradas e com suspeitas de fraudes que atrasaram o processo de tornar o pequeno distrito em cidade. 
 
O prefeito Jorge Lapas, filho de Antônio Lapas, um dos emancipadores da cidade, acompanhado pela primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas falou sobre sua ligação familiar com a Ordem e destacou a importância do trabalho conjunto para o crescimento de Osasco. 
 
No público, Lapas fez questão de destacar a presença de um diretor de escola, quando ainda aluno. Mostrando sua familiaridade com a cidade. O prefeito agradeceu e parabenizou todos os emancipadores que contribuíram para que Osasco iniciasse uma nova página de sua história, dessa vez como uma grande cidade. 
 
O presidente da Câmara Municipal, Jair Assaf e o deputado Valmir Prascidelli também fizeram uso da palavra, destacaram os avanços e relembraram as lutas da emancipação e da convivência com a população osasquense.
 
No tradicional “Corte do Bolo”, o prefeito convidou todos os emancipadores para subirem no palco.      
 
Missa na Catedral - Ainda na quinta-feira, 19, às 19h foi celebrada missa na Catedral de Santo Antônio, pelo 53º aniversário de Osasco, dirigida pelo bispo de Osasco, Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, e contou com a presença do prefeito Jorge Lapas, da primeira dama Sandra Missiano Lapas, vereadores e secretários municipais.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.