20/9/2013 - Osasco - SP
Alunos das escolas municipais de Osasco fazem, com CCR, blitz de educação para o trânsito
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

No dia 17 de setembro a secretaria municipal de Educação de Osasco, por meio do programa “Estrada para a Cidadania”, desenvolvido pela concessionária CCR, participou de uma ação integrante da Semana Nacional de Trânsito 2013, que visa sensibilizar os motoristas a respeito da obediência às leis de trânsito e o bom senso ao volante. Alunos da rede municipal de ensino, dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental, distribuíram a motoristas cartas que eles mesmos escreveram sobre o tema “Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito: Efeitos, Responsabilidades e Escolhas”.
A atividade foi desenvolvida no posto Graal, na rodovia Castelo Branco, e dela participaram estudantes de 11 municípios onde atuam as concessionárias do Grupo CCR. Além do alerta aos motoristas, a campanha auxilia os alunos a colocarem em prática conceitos sobre segurança no trânsito, cidadania e meio ambiente. Iniciada com a blitz, o “Estrada para a Cidadania” deve seguir, com outras iniciativas, até o final do ano.
Participante da ação, o estudante Paulo Henrique Vieira, 10 anos, da EMEF Prof. Renato Fiuza Telles, considera que sua participação contribuiu para estimular atitudes cidadãs: “Conversei com os motoristas para que evitem acidentes. Para isso, todos precisam respeitar os limites de velocidade, não conversar ao celular e não consumir bebida alcoólica se for dirigir”, comentou.
As escolas da rede municipal de Osasco receberam material didático que introduz o tema do programa em diversas disciplinas. Visando a inclusão de professores e alunos com deficiência visual, todo o material pedagógico foi produzido em braile, seguindo padrões atuais de ilustração, linguagem, leis de trânsito e cidadania.
A secretária de Educação, Prof.ª Régia Maria Gouveia Sarmento, explicou que para facilitar ainda mais a assimilação do "Estrada para a Cidadania" pelas escolas, está sendo realizado, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Osasco, treinamento com professores das escolas participantes. As aulas são semanais e algumas das atividades envolvem também os familiares das crianças, com exercícios que precisam ser feitos em casa. “Essa atividade fortalece as informações ensinadas em salas de aula, pois as crianças tiveram a oportunidade de aprender noções sobre segurança no trânsito, transformando-se em agentes disseminadores de conhecimento e valores sobre a preservação da vida”.