26/9/2013 - Osasco - SP

Canil da Defesa Civil de Osasco ganha equipamentos para aprimorar apresentações

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

O canil da Defesa Civil de Osasco recebeu equipamentos que vão aprimorar eventos abertos aos público, nos quais os cães fazem demostrações de suas habilidades, ajudando a divulgar, junto à população o importante trabalho realizado pela instituição. 

Uma caixa de som e um microfone foram entregues à coordenadoria, na manhã desta terça-feira, dia 24 de setembro, pelo prefeito Jorge Lapas. “As apresentações, realizadas tanto eventos da prefeitura quanto naqueles em que o canil é convidado, estão atraindo um número cada vez maior de pessoas. Com esses equipamentos, elas poderão ser ainda melhores , ajudando  a projetar ainda mais o nome da Defesa Civil de Osasco, cujo trabalho já é reconhecido nacionalmente”, afirmou o prefeito.

O canil abriga os animais que compõem a equipe de Busca e Salvamento com Cães da Defesa Civil, coordenadoria ligada à Secretaria de Segurança e Controle Urbano. Nas apresentações, os cães demostram todo o trabalho de adestramento realizado pela unidade. Mas essa é apenas uma das atividades desempenhadas por Mel, uma Golden Retriever treinada para localização de cadáver; de  Dara e Radar, também da raça Labrador e treinados para localização de pessoas com vida, soterradas ou feridas; e ainda da labradora Fane, a “caçula” da turma, que está em treinamento.

A Defesa Civl de Osasco é a única do Estado que possui um canil de Resgate e Salvamento. Por isso, presta auxílio em ocorrências que acontecem em várias localidades. No mais recente episódio, Dara e Mel ajudaram  no resgate às vitimas soterradas pelo desmoronamento de um prédio comercial em construção no bairro São Mateus, zona Leste da cidade de São Paulo, em 27 de agosto.

Prestigiaram a entrega dos equipamentos os secretários municipais Andre Santiago (Segurança e Controle Urbano) e Roberto Trapp (Comunicação); o coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri; o supervisor de Busca e Salvamento com cães da corporação, Cecílio Neto Gomes Carlos, e agentes da coordenadoria.