19/9/2014 - Osasco - SP

CMVO confirma audiência pública coletiva no dia 26 do 09 envolvendo a 1ª Legislatura

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Na reunião da Comissão Municipal da Verdade de Osasco (CMVO), realizada na quarta-feira (17/09), na Coordenadoria de Relações Internacionais, sediada no prédio da Prefeitura de Osasco, foi confirmada a convocação de diversas pessoas que vivenciaram ou conhecidas daqueles que atuaram na 1ª Legislatura de Osasco, período da ditadura militar. Os esclarecimentos acontecerão em audiência pública na sexta-feira (26/09), às 15h, no Plenário Tiradentes, da Câmara Municipal. 

A 1ª Legislatura de Osasco compreende o período de 19/02/1962 a 19/02/1966. Em 19 de fevereiro de 1962, tomaram posse o primeiro prefeito (Dr. Hirant Sanazar), o primeiro vice-prefeito que na época também era o interventor (Dr. Marino Pedro Nicoletti), e os 23 primeiros vereadores (presidente, Orlando Calasans; vice-presidente, Alfredo Thomaz; 1º secretário, Adevaldo José de Castro; 2º secretário, Clóvis Carrilho de Freitas; 3º secretário, Clóvis Assaf, e os demais vereadores Anizio Nunes, Aymoré de Mello Dias, Benedito Ventura Nitão, Cid Sergio Alcântara Von Puttkammer, Esmeraldo Vieira Malagueta, João Catan, João Emílio Bornacina, João Gilberto Port, Joaquim Fraga, José Guizi, Marino Lopes, Moacyr de Araújo Nunes, Osler de Almeida Barros, Octacílio Firmino Lopes, Pedro Furlan, Primo Broseghini, Vicente Florindo Netto e Wilton Pereira da Silva). 

As informações sobre os esclarecimentos farão parte do primeiro relatório entregue para a Comissão Nacional da Verdade (CNV), em 21 de novembro.

O prazo da CMVO para a conclusão dos trabalhos é de 180 dias a partir da data da sua instalação, que poderão ser prorrogados por igual período, conforme consta na Lei nº 4.650, de 14 de agosto de 2014, de autoria da vereadora Mazé Favarão, instituída para contribuir com a Comissão Nacional da Verdade (CNV), na apuração das violações de direitos humanos ocorridas na cidade de Osasco durante o período da ditadura militar entre 1964 a 1985.  

A audiência pública marcada para sexta-feira (26/09), às 15h, será no Plenário Tiradentes, da Câmara Municipal, localizado na avenida dos Autonomistas, 2.607, centro da cidade.