2/12/2015 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Democracia, justiça e igualdade foram os temas escolhidos para os diálogos na “7° Conferência Regional de Direitos Humanos do Oeste Metropolitano de São Paulo”, que aconteceu no sábado (28/11), no auditório do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), órgão coordenado pela Secretaria de Assistência Social de Osasco, reunindo diversas pessoas de aproximadamente 10 cidades da região.
O evento foi organizado pelo Movimento de Direitos Humanos da região, com a parceria do Consórcio Intermunicipal da região Oeste (Cioeste), com o intuito de não apenas conversar sobre áreas que precisam de mais atenção da sociedade, como por exemplo segurança, saúde, educação, mas principalmente para apresentar propostas que podem ser aplicadas a fim de mudar a realidade da condução de políticas para os Direitos Humanos nos municípios.
As propostas estão principalmente relacionadas à institucionalização de políticas para a defesa dos Direitos Humanos como a constituição de Conselhos Municipais de Direitos Humanos nas cidades da região e de um departamento de Direitos Humanos no Cioeste.
Para o prefeito Jorge Lapas, que participou do evento representando o poder executivo da região e a presidência do Cioeste, “esse debate é muito importante, principalmente no clima de intolerância e retrocesso que estamos vivendo. Além disso, há a grande preocupação com a violência e a morte de tantos jovens, na sua maioria negros e pobres dos nossos bairros”.
Também participaram do evento a vereadora Mazé Favarão, representando o poder legislativo, a assistente social Cida Lopes, representando a sociedade civil e ainda o secretário de Direitos Humanos do Município de São Paulo, Eduardo Suplicy e o secretário de Segurança Urbana do Município de São Paulo, Benedito Domingos Mariano
A Conferência agora acontecerá nas instâncias regionais, estaduais e nacional, encaminhando propostas a serem discutidas por meio de 21 delegados representando a sociedade civil e quatro o poder público no próximo encontro.