14/10/2015 - Osasco - SP
Conselho de Habitação de Osasco discute Plano de Resíduos Sólidos
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Deliberar, fiscalizar e consultar. Esse são os objetivos do Conselho Municipal Política Urbana e Habitacional que reuniu, na quinta-feira (09/10), na sede da Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU), para discutir, entre outros assuntos, o Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
Durante o encontro, o secretário da SEHDU, Sérgio Gonçalves, explicou a importância da participação popular na aplicação das políticas públicas. “A participação da sociedade é muito importante nas definições da política urbana e no desenvolvimento da cidade”, comentou Gonçalves.
Osasco ficou conhecido nos últimos anos por garantir a transparência do processo dos investimentos em habitação, além de manter um governo com a participação popular efetiva. A Prefeitura não poupa esforços para assegurar que movimentos sociais e organizações em prol de moradias tenham acesso às informações e o andamento de cada projeto habitacional do município.
O Plano
A ideia central do plano é estimular um estilo de vida sustentável em Osasco, que respeite um ciclo de cinco atitudes de responsabilidade ambiental: Não Geração de Resíduos, Redução, Reutilização, Reciclagem e Tratamento e Disposição Final Ambientalmente Adequada. Além do trabalho conscientização, o PMGIRS também normatizará o manejo dos resíduos sólidos no município, coleta, transporte, reciclagem, tratamento e destinação final.