23/2/2015 - Osasco - SP

Cordão "Bela Época" mantém tradição das marchinhas de carnaval em Osasco

da assessoria de imprensa da Prefeitura de assessoria de Osasco

Depois de sete anos animando famílias na Praça Duque de Caxias, o cordão carnavalesco “Bela Época” de Osasco estreou na terça-feira (17) o carnaval “Família, Folia e Alegria,” no Varandão do Parque Chico Mendes. O evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA). 
 
 
De acordo com Regina Vasques, fundadora do bloco, o Bela Época cultiva a tradição das marchinhas e é formado por familiares e amigos. “Tudo começou com a minha necessidade pessoal de levar meus filhos para participar de uma festa de carnaval saudável, sem bebidas alcoólicas. Então, surgiu a ideia de fundar o bloco. Hoje, famílias de vários bairros participam com seus filhos”, explicou. 
 
As marchinhas são a alma do carnaval e atraem multidões. Segundo a cantora Isa Ferreira, um dos objetivos é resgatar a folia dos antigos bailes de carnaval, que representa a cultura popular e precisa ser cultivada para as gerações futuras. “A cada edição temos novas pessoas participando. Cantamos composições nossas e de outros artistas. São marchinhas como Maria Escandalosa, Mamãe Eu Quero e tantas outras que marcaram época”. 
 
“Gosto muito de música e aqui é um ambiente familiar e seguro para quem procura diversão com tranquilidade. É bom reviver o carnaval do passado e curtir com a família nesse clima de total descontração. Trouxe minha netinha pra se divertir também”, disse Néper Luiz de Barros. 
 
Também participaram do evento o secretário de Meio Ambiente de Osasco; Carlos Marx, membros e alunos da Associação Pestalozzi e Associação Musical de Osasco/Biondo. 
 
Conhecendo a história
 
A marchinha ou marcha de carnaval surgiu em 1899, com Chiquinha Gonzaga. Foi ela que compôs “Ô abre alas”, famosa marchinha que até hoje é cantada por foliões de todo o país. As marchinhas têm um gênero leve, humorado e satírico de comentar costumes, personagens e acontecimentos do dia a dia, do Brasil e do mundo.