9/6/2014 - Osasco - SP
Em Brasília, prefeito agiliza recursos para urbanização do Braço Morto do Rio Tietê
Da assessoria de imprensa da prefeitura de Osasco:
O prefeito Jorge Lapas acompanhado do secretário de Obras Carlos Baba, reuniu-se, no dia 5 de junho, com o consultor dirigente da vice-presidência da Caixa Econômica Federal, Paulo Pithon, em Brasília. O encontro teve como objetivo agilizar as liberações de recursos para o projeto de “Urbanização do Braço Morto do Rio Tietê”, no Jardim Rochdale, além de um novo sistema viário margeando o rio em toda sua extensão, incluindo ainda a construção de 1,5 mil novas moradias por meio do Programa Minha Casa Minha Vida.
O projeto desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, realizado em parceria com o Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), será a maior obra pública já executada na zona Norte de Osasco e transformará a vida dos moradores da área, seu entorno e a própria história da cidade.
Entenda a Obra
O córrego do Braço Morto do Rio Tietê, receberá obras de macro drenagem, que consistem em limpeza, desobstrução e canalização em concreto armado ao longo do seu percurso.
O sistema viário da região do Rochdale será altamente beneficiado com a abertura de uma nova avenida, com aproximadamente 2,5 km, margeando ambos os lados do Braço Morto do Rio Tietê. A nova via terá início na av. Presidente Médici, no Parque Industrial Mazzei (Baronesa), “cortando” os bairros Aliança, Canaã e Rochdale, passando sob a Rodovia Castelo Branco até atingir a av. Presidente Kennedy, atrás do INSS. Será uma nova opção de trânsito aos motoristas, possibilitando o acesso ao centro de Osasco e às vias marginais que dão acesso à Capital.
Está prevista também a construção de duas novas pontes (confluência do Córrego Rico e na rua Paula Rodrigues), além de uma passarela para pedestres, que fará a ligação do Rochdale ao Jardim Aliança. Serviços de arborização e iluminação pública nesse trecho também estão previstas no projeto.
O projeto contempla a execução de aproximadamente 5.300 metros de Coletor Tronco de rede de esgoto, interligando-o ao interceptor que leva o esgoto para ser tratado na Estação de Tratamento da Sabesp, em Barueri.
Nesse trecho também serão executadas obras de contenção de encostas (muros de arrimo), estabilização de solo na região do Jardim Aliança e recuperação ambiental em toda área de intervenção.
A população contará também com importantes obras voltadas ao lazer e à qualidade de vida. Serão construídas áreas de lazer (praças), quadras poli-esportivas, playgrounds e Centro Comunitário, do lado do Rochdale.
A urbanização da área livre também ganha força no projeto, os barracos serão substituídos por 1,5 mil novas unidades habitacionais, que serão construídas, através do “Programa Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal. Parte delas será construída, na própria área de intervenção, e o restante em outros terrenos do município, para os quais serão transferidos os moradores que hoje habitam em situação precária nessa área de risco, à beira do córrego.
Crédito: Gilson Nascimento (texto) Beto Nociti (Fotografia)