19/9/2013 - Osasco - SP
Empreendimentos de grande porte terão que realizar obra de compensação viária em Osasco
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A partir de agora, para a implantação de empreendimentos com mais de mil metros quadrados na cidade de Osasco, incluindo os do setor imobiliário, as empresas responsáveis terão de executar, em contrapartida, obras e projetos de compensação viária.
O anúncio dessa medida foi feito pelo prefeito Jorge Lapas na noite de quarta-feira, dia 18 de setembro, durante a abertura da Semana do Trânsito de Osasco, ação realizada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana na Sala Osasco.
“Para isso, determinamos que todos os projetos dessa dimensão passem por aprovação pelo Gabinete do Prefeito. É uma forma de analisarmos seu impacto no trânsito e propormos a contrapartida viária correspondente, que pode ser desde o alargamento de uma rua ou até a construção de um pequeno viaduto”, afirmou ele durante o ato, que aconteceu na Sala Osasco.
Lapas acrescentou ainda que, em pouco mais de um mês da medida em vigor, cerca de 300 projetos já foram enviados para análise. “Isso mostra que a economia está aquecida. Com essa determinação, contribuímos para a melhoria do trânsito sem impedir o crescimento da cidade”, completou o prefeito.
Ações de educação para o trânsito também foram abordados em sua fala. “Muitos dos problemas de trânsito são causados justamente pela falta de uma educação voltada a essa área. Ações como a realização da Semana Municipal do Trânsito, que abrimos hoje, são fundamentais para mudarmos isso”, acrescentou.
O secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, João Gois, também afirmou que o foco principal da campanha, que este ano tem como tema o combate ao uso de álcool e das drogas ao volante, conforme determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), é a educação. Ele apresentou ainda os materiais da campanha, que incluem outdoors, busdoors, panfletos e cartazes que já começam a ser espalhados pela cidade, alertando para os riscos que correm as pessoas que adotam essa prática ilegal.
“Vamos realizar essa semana toda voltada à conscientização, mas nosso trabalho não se encerra aqui. A educação para o trânsito deve ser permanente. Também nesse sentido, vamos iniciar nos próximos dias uma ação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, para incluir temas ligados ao trânsito no conteúdo de todas as disciplinas escolares. Temos que começar esse trabalho junto às crianças, para que elas se tornem motoristas conscientes no futuro”, afirmou.
Após traçar um panorama do trânsito da cidade, informando que, com 67 km² de território, Osasco conta hoje com uma frota de 362 mil veículos cadastrados e outros 200 mil flutuantes, Gois fez ainda um balanço das principais ações da secretaria, nesses 8 meses de gestão, para melhorar a fluidez e a mobilidade.
Um dos destaques, segundo ele, foi a ampliação do número de agentes. “Hoje temos 110 homens nas ruas, orientando o trânsito e participando de operações especiais, todos eles treinados por uma empresa especializada no setor. Além disso, já abrimos licitação para comprar novos veículos e contratamos serviço de manutenção da frota atual”, afirmou.
Outra ação de sucesso destacada pelo secretário foi a implantação de faixas preferenciais para ônibus em avenidas como a Getúlio Vargas e Autonomistas, no Km 18, o que está contribuindo para combater alguns gargalos no trânsito. “As faixas preferenciais também incentivam o uso do transporte coletivo. Mas, para isso, precisamos oferecer um serviço de qualidade. E estamos trabalhando para isso. Em parceria com as empresas de transporte, colocamos 61 novos ônibus em circulação este ano, além de termos implantado 55 abrigos em pontos na região da avenida dos Autonomistas. Vamos chegar a mais de 200 nos próximos meses”, elencou.
O secretário anunciou ainda que, visando combater outro gargalo do trânsito, a partir de 30 de setembro entra em vigor determinação de proibição de estacionamento, em horários de pico, na avenida Benedito Alves Turíbio. “Com isso, vamos melhorar a entrada e a saída de Osasco pelo Rodoanel”.
Em breve, também entra em operação a Ciclofaixa de Osasco, que vai funcionar aos domingos, das 7 às 16 horas, ligando os Parques Chico Mendes, na City Bussocaba, e do Rochdale. “Além disso, estamos trabalhando em uma nova sinalização, com placas indicativas, para a cidade, que deve ser implantada até o final do ano”, acrescentou Góis.
Por fim, ampliando ainda mais a gestão participativa do governo Jorge Lapas, será criado o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. “Já estamos preparando projeto de lei para encaminhar à Câmara. Por meio do conselho, a sociedade vai participar mais diretamente das decisões sobre os projetos de mobilidade urbana na cidade”.
O evento foi encerrado com uma palestra da psicóloga Nereide Tolentino, consultora do Instituto Nacional de Segurança no Trânsito. Focando nos perigos do uso de álcool e drogas ao volante, ela destacou, dentre outros temas, que o excesso de velocidade é a principal causa de acidentes e mortes no trânsito, situação que se agrava quando há o uso dessas substâncias associadas à direção. Ela alertou ainda para uma pesquisa que revela o aumento do número de caminhoneiros que estão recorrendo ao uso de drogas para enfrentarem longas jornadas nas estradas sem dormir.
Também prestigiaram a abertura da Semana do Trânsito o deputado estadual Marcos Martins, o vice-prefeito Valmir Prascidelli, os secretários municipais Marisa Elizabeth (Administração), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação) e Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais); o presidente da CMTO, Paulo Arnoni; o coordenador de Relações Internacionais, Luciano Jurcovichi; o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Siqueira; e os vereadores Mazé Favarão, Valdir Roque, Branco e Josias da Juco, dentre outras autoridades.