20/6/2013 - Osasco - SP

GCM de Osasco comemora aniversário de 23 anos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Guarda Civil Municipal de Osasco comemorou no dia 18 de junho o aniversário de 23 anos. O evento, realizado na sede do Comando, contou com a presença do prefeito Jorge Lapas e do vice-prefeito, Valmir Prascidelli, além de lideranças políticas e de segurança pública.

Fundada em 1990, o efetivo da GCM conta com quase 400 agentes. O comandante da GCM, Paulo Siqueira, fez uso da palavra, destacou a formação dos agentes, com bases técnicas e fundamentos éticos, que tem tornado a corporação uma referência. Em seguida, agradeceu ao grupamento. “A Guarda Civil conquistou seu reconhecimento constitucional e, sobretudo, social. Obrigado homens e mulheres que integram a Guarda Civil de Osasco”, disse o comandante.


O secretário de Segurança e Controle Urbano, André Santiago, destacou o compromisso da GCM com a população, frisou o sucesso ressaltando o trabalho em equipe e ainda falou sobre as dificuldades, avanços e desafios. Outro ponto destacado foi referente ao comandante Paulo Siqueira. “Passa para a história da Guarda como primeiro inspetor de carreira a ocupar esse posto de grande responsabilidade e valor“, disse Santiago. “Quero agradecer a todos que trilharam esse caminho conosco, nos bom e nos maus momentos”, completou.

Na cerimônia, o prefeito recebeu do comandante o título de Amigo da Guarda Civil Municipal de Osasco, com o penhor de reconhecimento pelo relevante apoio à instituição.  Na sequência, Lapas fez a entrega de Láurea de Mérito Pessoal à agentes da GCM.  “Gratidão é a principal palavra que tenho para Guarda Municipal”, disse Lapas lembrando que desde o primeiro dia de sua gestão pode contar com o apoio da GCM, principalmente em situações de emergências.

O prefeito enfatizou também a questão da segurança e da ordem. Segundo ele, os resultados são satisfatórios em relação às operações que tem inibido o descarte de entulhos de forma irregulares na cidade, entre outras ações de postura. “Quando ando pela cidade a impressão que tenho é que temos 500 viaturas porque por onde eu passo vejo viaturas bem posicionadas com iniciativa e guardas em vários pontos. Temos sentido a presença constante da guarda”, afirmou Lapas referindo-se à Operação Via Segura.


Lapas ainda disse que a GCM avançou muito nos últimos anos, mas que é preciso avançar constantemente acompanhando o crescimento da cidade. “A população ainda se sente insegura”, apontou o prefeito, frisando a importância de manter a parceria em operações conjunta com as polícias Civil e Militar, que já vem ocorrendo na cidade.

O prefeito abordou as manifestações que estão ocorrendo em todo o País. Explicou que respeita todo tipo de manifestação de forma pacífica, sem violência. Afirmou que sempre estará aberto ao diálogo. Orientou os guardas a agirem com cautela em caso de manifestações. “Sem truculência, respeitando o movimento, mas preservando o bem público”, alertou. Informou que, em Osasco, a tarifa foi reduzida, devida a uma medida do Governo Federal, que desonerou as folhas de pagamentos das empresas de ônibus. Finalizou agradecendo e parabenizando todo o efetivo pelo aniversário de 23 anos. 

O evento contou com a presença da banda da GCM de Barueri, com a regência do maestro João Moni, além de representantes das GCMs de Carapicuíba, Araçariguama e Embu das Artes. 

 
Durante a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Antônio Toniolo, e os deputados estaduais, Marcos Martins e Osvaldo Vergínio, fizeram uso da palavra e parabenizaram o efetivo pela data e pelos trabalhos prestados a comunidade.


Também prestigiaram o evento os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Tinha di Ferreira (Esportes, Recreação e Lazer), Carlos Marx (Meio Ambiente), Carlos Baba (Serviços e Obras), Roberto Trapp (Comunicação Social); o Ouvidor Geral, Luiz Carlos Garcia; os vereadores Aluísio Pinheiro, Andréa Capriotti, Dinei Simão, Branco, Josias da Juco, Karen Gaspar, Maluco Beleza, Rogério Lins e Valdir Roque; o tenente, coronel comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, Virgulino; a presidente da OAB-Osasco, Drª. Libânia Aparecida da Silva; o presidente do Sintrasp, Jessé de Castro Moraes; dentre outras autoridades.