5/1/2015 - Osasco - SP

Instituições de medicinas interessadas em curso para Osasco já podem apresentar propostas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Agência Secom de Notícias
 
O Ministério da Educação publicou no último dia 23 de dezembro, edital que autoriza as mantenedoras de instituições de educação superior do sistema federal de ensino a apresentarem suas propostas de implementação da Faculdade de Medicina em Osasco. De acordo com o EDITAL Nº 6/2014/SERES/MEC. O prazo para o cadastro é até 26 de janeiro e para a apresentação das propostas até 6 de fevereiro de 2015. 
 
 
A notícia foi recebida e bastante comemorada pelo prefeito Jorge Lapas na véspera de Natal. “O anuncio do Ministério da Educação é como um presente para a cidade neste fim de ano. Mais uma etapa está vencida, e agora, temos prazos bem definidos das próximas fases, o que facilita o nosso acompanhamento e de todos os demais interessados. Temos muitas expectativas com a instalação do curso de medicina em Osasco, que irá fortalecer ainda mais nossa posição como polo de ensino superior”, destacou Lapas.  
 
No caso específico da faculdade de medicina, a cidade poderá contar com a formação de profissionais que farão residência médica (uma espécie de “estágio” para os alunos da área), melhorando os quadros da rede municipal de saúde e realizando estudos e pesquisas sobre a população.
 
O prefeito Jorge Lapas destacou que o processo para a implantação do curso de medicina em Osasco caminha com muita agilidade. A cidade foi uma das 39 selecionadas em dezembro de 2013 a receber o curso entre os mais de 5.500 municípios brasileiros. O curso faz parte do Programa Mais Médicos. Na época, o prefeito Lapas se reuniu com então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do assunto.
 
Em setembro deste ano, Lapas se reuniu em Brasília com os ministros Henrique Paim (Educação) e Arthur Chioro (Saúde) para assinar o documento que oficializou a autorização para o curso de medicina. O prefeito foi acompanhado de José Amando Mota (secretário da Saúde) e Dulce Helena (secretária de Planejamento e Gestão).
 
Além do curso de medicina, é importante destacar que Osasco já conta com cursos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que tem as obras do seu futuro campus iniciadas na região de Quitaúna. A cidade também receberá em breve um outro centro de formação técnica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
 
Sobre o edital
 
O Edital no 6/2014 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União é resultado de amplo debate com a sociedade, em audiências e em consulta pública. A elaboração do documento contou com contribuições da comunidade acadêmica, instituições de educação superior, associações e sindicatos vinculados à área do ensino de medicina. Os critérios de seleção previstos são indicadores de qualidade, sustentabilidade financeira e propostas de curso.
 
Os prazos e os procedimentos a serem seguidos pelas mantenedoras estão descritos no edital. Mais informações na página da Seres na internet.