11/8/2014 - Osasco - SP
Lei Maria da Penha é tema de ação da Prefeitura de Osasco
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A ‘Lei Maria da Penha’ é um instrumento para o processo de mudança na sociedade”, diz Sônia Rainho, coordenadora da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial. A Lei 11.340/06, que permite a repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher, completou oito anos de existência na quinta-feira (7). E, para celebrar esta conquista, que com quase uma década, a Prefeitura de Osasco promoveu o “Osasco no Enfrentamento a Violência contra a Mulher”.
Parte desta ação organizada pela Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial e com apoio da Secretaria de Assistência e Promoção Social, contou com uma tenda montada na rua Antônio Agú, em frente à estação de Osasco, e, ofereceu orientação às mulheres sobre os seus direitos. Além disso, a estrutura atraiu homens e mulheres interessados em se informar-se sobre a ‘Lei Maria da Penha’ e o enfrentamento à violência contra a mulher.
O espaço ainda contou com apresentações teatrais do grupo osasquense Companhia Teatro dos Ventos, que já existe há 14 anos e levou informação em forma de arte aos que passavam pelo centro da cidade.
“Muitas pessoas que já passaram pela tenda, hoje, afirmaram conhecer mulheres que sofrem abusos, sejam físicos ou psicológicos, e procuravam por orientações sobre como ajudá-las”, explica Sônia Rainho. Disponibilizar meios para auxiliar essas pessoas é um dos objetivos da Coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial.
Para cumprir essa meta de informar e orientar a população, a Coordenadoria contou com o apoio dos colaboradores do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência “Marcia Ribeiro” (CRMVV).
O centro oferece atendimento psicoassistencial, orientação e acompanhamento às mulheres no enfrentamento e superação da violência física, sexual, verbal e moral. Além disso, o serviço público municipal também promove e fortalece a autonomia da mulher.
O CRMVV realiza ações preventivas na comunidade através de grupos, palestras, oficinas e rodas de conversa regularmente.
Serviço
Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência “Márcia Ribeiro” – CRMVV
Endereço: Rua da Saudade, 180 – Jardim Bela Vista
Telefone: 2183-6719 ou 2183-6722
Horário de funcionamento: De segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
DISQUE DENÚNCIA:0800-7278606