Milhares de pessoas estiveram no Jardim Aliança em 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, para acompanhar a inauguração da nova escola Marina Saddi Haidar (CEMEIEF - Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) e a entrega do prolongamento da avenida Bandeirantes. Com shows de artistas consagrados, um público rotativo de 50 mil pessoas passou pelo local em diferentes horários e pode ver as melhorias e investimentos realizados pela administração municipal para melhor atender à população.
Quem esteve no Jardim Aliança no período da manhã, acompanhou o show de abertura do evento com o cantor gospel e radialista Fábio Teruel. Segundo a GCM de Osasco (Guarda Civil Municipal), cerca de 11 mil pessoas assistiram ao show com direito a papel laminado, efeitos especiais, imagem da Virgem Maria, jogos de luzes e muita fumaça. “Osasco está maravilhosa. Hoje vemos a avenida linda e completa, que ajudará as pessoas que moram na região. Temos também uma escola maravilhosa, que atenderá muitas famílias. Assistir ao show do Fábio Teruel é uma benção. Viemos em uma caravana do Jardim Veloso e dos Metalúrgicos para ver as mensagens de amor e paz. Sempre ouço a oração do Fábio às 6h na rádio”, declarou a dona de casa Odenir Ramos, de 58 anos, ao lado da filha cadeirante Jéssica Ramos, de 14 anos.

Recheado de emoção, o espetáculo teve o cantor jogando flores para o público e o artista caminhando entre as pessoas. Ele conversou com os cadeirantes na presença do prefeito Jorge Lapas. “O atual prefeito de Osasco é uma das pessoas mais íntegras e competentes que vejo na cidade e na política nacional. Sei de suas virtudes e vontade de transformar para melhor Osasco”, disse Fábio. “Neste bairro canalizamos córregos, abrimos avenidas e construímos escolas. Ficamos felizes em proporcionar um grande show no Dia dos Trabalhadores para uma população apaixonada por música e batalhadora. É ótimo ver a alegria estampada no rosto das pessoas e saber que como prefeito consegui trabalhar para levar mais dignidade e melhoria na qualidade de vida para cada cidadão de Osasco”, comentou Lapas no palco ao lado de Fábio Teruel.
Na sequência, o prefeito deu espaço para as apresentações infantis de Frozen, Galinha Pintadinha e Mundo da Disney. Houve ainda a instalação de equipamentos de lazer e entretenimento para as crianças, como balões pula-pula e camas elásticas. No período da tarde, outro público começou a ganhar o espaço da nova avenida. Artistas como Cristiano Araújo, João Bosco & Vinicius, Bruno & Marrone e Art Popular apresentaram-se no palco de Osasco e arrastaram uma multidão de aproximadamente 40 mil pessoas até às 22h, de acordo com informações da GCM, que auxiliou na segurança do local.
Além de artistas famosos, Jads e Jadson, Samba Livre, Sampa Crew, Na Hora H, Rodrigo Fela, Everton & André, Turma do Pagode e Bom Gosto também animaram o público e arrebanharam centenas de pessoas.
Escola ampla e moderna oferece mais de 700 vagas para população
A educação é uma das prioridades da administração do prefeito Jorge Lapas e a Prefeitura de Osasco. Prédios antigos dão lugar a modernas instalações para oferecer maior segurança e conforto aos alunos e aos profissionais da área. É o caso do novo prédio do Centro Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (CEMEIEF) Marina Saddi Haidar, no Jardim Aliança, que atenderá agora 945 alunos.
Em sua inauguração, a secretária de Educação de Osasco, Régia Gouveia Sarmento, ressaltou que a nova unidade oferecerá 115 novas vagas em creche; 350 para EMEI e 480 para EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental). “A unidade escolar é modelo em Osasco pela construção de quadras, biblioteca e salas de artes. Os professores são da mais alta qualidade. Estamos cumprindo nossos propósitos e objetivos de oferecer educação em nível de excelência com escolas em melhores condições de ensino, além de professores, coordenação pedagógica e diretores ainda mais capacitados e bem preparados”, declarou Régia.

A área total do terreno da CEMEIEF é de 2,7 mil m² e 4,8 mil m² de área total construída, já que o prédio conta com parte térrea e três pavimentos apenas no setor da EMEF, que dispõe de mais de 3 mil m² de construção. A unidade tem 15 salas e possui casa do caseiro, pátio coberto, refeitório, cozinha com despensa, cantina, banheiros masculino e feminino, banheiros acessíveis e área administrativa. Há ainda salas de aula, salas de reforço, tele sala, sala de artes, depósitos, depósito de artes, sala de informática, sala de múltiplo uso, biblioteca, banheiro masculino e feminino. No terceiro piso foi construída uma quadra poliesportiva, palco para apresentações, depósitos, vestiário masculino e feminino, além de elevadores.

A CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) tem área construída de mais de 1,8 mil m² e dois pavimentos construídos, além da parte térrea. No local, com 14 salas, há área de serviço, cozinha com despensa, refeitório, pátio coberto, banheiros masculino e feminino administrativos, vestiário para funcionários masculino e feminino, dois banheiros acessíveis e área administrativa. No primeiro andar, onde funciona a creche, foram instalados berçário, banho e troca, lactário, salas de aula, espaço multiuso, banheiro masculino e feminino. No segundo andar, onde funciona a escola de Ensino Infantil, há salas de aula, depósito e banheiros masculino e feminino, além de elevadores.

A CEMEIEF do Jardim Aliança é a segunda unidade escolar entregue em menos de 45 dias e também faz parte de um pacote de 21 novas escolas que a atual administração entregará até o final de 2016. Com a realização da Secretaria de Educação, a região contará com mais vagas em creche e ensino infantil, pois antes a unidade oferecia somente o ensino fundamental. A escola fica situada na rua João Arnus, 28.
Avanços e olhar humano conduzem administração ao melhor gerenciamento da Educação
Durante a solenidade de inauguração, os vereadores da região da zona Norte de Osasco falaram sobre as melhorias e desenvolvimentos da área. Os parlamentares Branco, Claudio da Locadora, Mario Luiz Guide, Valdomiro Ventura e Aluísio Pinheiro, líder do prefeito Jorge Lapas na Câmara Municipal, destacaram a importância do evento. “A educação é um importante instrumento para transformar a realidade das pessoas e do País. Com a inauguração, Osasco pode continuar avançando e desenvolvendo seus importantes projetos sociais”, sintetizou Mario Luiz Guide.
O secretário de Serviços e Obras, Carlos Baba, também fez sua análise. “As obras que realizamos são apenas uma ponte para alcançarmos objetivos maiores, que são a concretização de sonhos da população osasquense”, declarou, ao lado do deputado estadual Marcos Martins.
O ex-prefeito de Osasco, Emidio de Souza, também prestigiou o evento. “Para onde se olha em Osasco vemos a marca de um governo sério e comprometido. O prefeito Jorge Lapas mudou e melhorou muito a escola do Jardim Aliança, como vem melhorando muitas outras na cidade. Osasco tem um governante capaz de enfrentar os desafios dessa grande cidade e também alguém apto para olhar com carinho para cada morador”, salientou.
O deputado federal Valmir Prascidelli destacou o empenho da administração e do próprio prefeito. “Vemos um governante preocupado com a melhoria da qualidade de vida e do ensino municipal, da estrutura física das escolas e, sobretudo, que prioriza o professor como um agente único de transformação social”, declarou em tom de crítica ao governador do Estado do Paraná, Beto Richa, e às forças policiais que agiram no dia 29 de abril de forma truculenta à greve dos professores que deixou 200 feridos.
Por sua vez, o prefeito Jorge Lapas, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, explicou a necessidade de avanços. “Aceleramos a construtora para que ela pudesse entregar as obras com qualidade e para que pudéssemos dar um presente aos trabalhadores exatamente no dia 1º de Maio. Agradeço todas as equipes das secretarias municipais, em especial Obras e Educação, que são os setores diretamente envolvidos. Todo apoio e trabalho resultaram em mais uma entrega de obras que beneficiarão centenas de pessoas”, ponderou, apresentando a diretora da nova unidade, Valéria Dies, vice-diretora, Selam Gonçalves, e a coordenadora, Alessandra Paiva.
“No dia dos trabalhadores quero ainda destacar o trabalho dos pedreiros, pintores, serventes e eletricistas, que estão na base do trabalho e contribuíram para a entrega das obras. Vale a pena trabalharmos quando notamos a mudança para melhor na vida das pessoas”, completou Lapas, que ainda mencionou que outras construções de creches são realizadas no Jardim Bonança, Munhoz Jr., Jardim Veloso, Jardim D’Abril e Jardim Palmares. Ele ressaltou que, em aproximadamente duas semanas, serão entregues as obras do trecho final de construção da avenida Panorâmica, nova via que ligará o Jardim Bonança ao Três Montanhas, criará um novo acesso à Rodovia Anhanguera e faz parte do Projeto de Urbanização Integrada, no Jardim Santa Rita. “Estamos instalando a iluminação em Led, como as que colocamos aqui na avenida Bandeirantes”, disse.
Quem aprovou a nova escola foi Dona Maria Lúcia, de 48 anos, faxineira, moradora do Jardim Aliança. “Minha filha de 6 anos agora poderá estudar próximo de casa. Terei muito mais conforto e não precisarei me preocupar em deixar com a minha mãe ou vizinhos”, disse aliviada.
Durante a inauguração, Lapas falou ainda sobre a realização das obras de canalização do Braço Morto do Rio Tietê, que integra o conjunto de ações de urbanização do Rochdale, uma das maiores já realizadas na cidade, e é fruto da parceria da Prefeitura com o Governo Federal, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Tem início no rio Tietê, junto ao posto do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), e segue até o piscinão do Pinheirinho. “Foram removidas mais de 200 famílias do local e no Jardim Santa Rita mais de 100 famílias, garantindo a melhoria do lugar a assegurando o bem estar das pessoas”. O prefeito ainda recordou-se das obras do CEU das Artes, que fazem parte do Projeto de Urbanização Integrada do Jardim Santa Rita e abrigará atividades culturais, esportivas e sociais; e a criação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na rua Luiz Bonfá, que trará mais assistência à saúde da população.
Ao término do evento, a placa de inauguração foi descerrada e o prefeito percorreu as estruturas da CEMEIEF do Jardim Aliança. O prefeito, primeira-dama e a secretária de Educação de Osasco foram homenageados com flores e presentes pelas novas gestoras da unidade educacional. Na saída de CEMEIEF, Lapas ainda visualizou uma maquete da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehdu) colocada na rua atrás da nova unidade. O material descritivo apresentava obras e investimentos em toda a região Norte de Osasco para a população presente no evento.
Nova avenida e melhores condições no entorno garantem desenvolvimento ao bairro
O prefeito Jorge Lapas demonstrou-se satisfeito com a avenida Bandeirantes prolongada e completamente revitalizada. A obra facilitará a conexão entre a avenida Getúlio Vargas, na Capelinha, e a avenida Graciela Flores Piteri, no Jardim Aliança. O benefício foi possível com as obra de canalização do córrego Rico, no trecho do bairro Aliança, na extensão de 820 metros lineares da rua Pedro Lorena à rua Graciela Flores Piteri, beneficiando milhares de moradores e valorizando ainda mais toda a região.
A nova avenida recebeu iluminação de led em 5,3 mil m² de área total, ou seja, foram iluminados aproximadamente 650 metros lineares pavimentados de prolongamento na pista da direita, que vai da avenida Getúlio Vargas até a avenida Graciela Flores Piteri. Do total de 5,3 mil m² de área, são 3,1 mil m² da avenida Getúlio Vargas até a região do condomínio Copromo, uma pista de 3 faixas. Já 2,2 mil m² que estendem-se do Copromo até a avenida Graciela Flores Piteri abrangem uma pista de 2 faixas. Em relação ao recapeamento da pista da esquerda foram executados 330 metros lineares, sendo uma área de 2,2 mil m² da rua Graciela Flores Piteri até a Praça Suelui Margarida Rainha. São pistas de 2 faixas. O custo total das obras é de R$ 5,5 milhões, sendo R$ 1,5 milhões destinados ao asfaltamento e R$ 4 milhões à canalização do córrego. A obra beneficia mais de 100 mil pessoas da região.
“Com mais visibilidade e o ambiente mais claro, podemos nos sentir mais seguros e com uma melhor infraestrutura urbana”, comentou Jorge Silva, de 58 anos, operador de empilhadeira e morador do local. “Depois de muito diálogo com a Prefeitura vimos o empenho com o objetivo de melhorar nossas vidas”, finalizou.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), André Santiago (Segurança e Controle Urbano), Solange Cristina (Assistência e Promoção Social), Roberto Trapp (Comunicação Social), Tinha di Ferreira (Recreação, Esporte e Lazer), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); Marisa Elizabeth (Administração); Adriano Alves (Assuntos Jurídicos); o Chefe de Gabinete do Prefeito, Rubens Bastos; o secretário adjunto de Relações Institucionais, Antônio Aguimarães de Caldas; o comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, Paulo Siqueira; o presidente da Companhia Municipal de Transportes de Osasco, Paulo Arnoni; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Osasco, Sônia Rainho; a diretora do Departamento Central de Licitação e Compras (DCLC), Monica Godoy; o coordenador do Orçamento Participativo de Osasco, Antônio Onofre França de Queiroz, Toninho; o coordenador da Defesa Civil de Osasco, Delcides Regatieri; o presidente do Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO), Francisco Cordeiro; a diretora da Policlínica da zona Norte, Lúcia da Saúde; os vereadores Josias da Juco, Valdir Roque, Rogério Silva, Rogério Lins, Antonio Toniolo, lideranças do bairro, como Toninho do Copromo, o presidente municipal do PC do B, José Luis Shouga, representantes da construtora FBS e da empresa contratada pela Prefeitura para realizar os serviços de reparo e manutenção da iluminação pública.