21/3/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Promovida pela Secretaria da Saúde, foi iniciada na quarta-feira, dia 20 de março, a IV Semana de Prevenção das Doenças Renais em Osasco, que contará com diversas palestras e orientações à população até o dia 22 de março. A abertura foi realizada no Espaço Cultural Grande Otelo, onde compareceram médicos, enfermeiros e autoridades, dentre elas o secretário de Saúde, o médico José Amando Mota, o vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli, representando o prefeito Jorge Lapas, o deputado estadual Marcos Martins e a vereadora Mazé Favarão. Participaram também representantes da Associação VIDO (Vivendo Intensamente Doando Órgãos).
Ao abrir o evento, o secretário José Amando Mota agradeceu a todos os participantes e enfatizou a necessidade de um trabalho em conjunto entre o poder público e a sociedade civil nessa luta preventiva contra as doenças renais e também no incentivo à doação de órgãos. “O mais importante é que todos nós lutemos para a mudança de estilo de vida das pessoas, passando pela prevenção de doenças como a hipertensão arterial, o diabetes e outras que agridem os rins. A Secretaria da Saúde está à disposição, assim como toda a administração municipal, para intensificar essa luta e ajudar entidades como a Associação VIDO que estão engajadas nessa luta em Osasco”, disse o secretário.
Como autor da Lei Municipal 4364/2009, que instituiu a Semana de Prevenção das Doenças Renais no município de Osasco, o vice-prefeito e ex-vereador, Valmir Prascidelli também falou sobre a importância do evento que tem o objetivo de mobilizar autoridades e a população em ações preventivas e também em politicas para a doação de órgãos. “Somos leigos, mas, conversando com os nossos amigos Willians e Márcia Rocha, que faziam hemodiálise próximo à Câmara Municipal, eles nos contavam sobre os problemas sérios enfrentados por todos os pacientes desse processo. Então, apresentamos um Projeto de Lei simples, mas, que serviu para mobilizar a sociedade osasquense para a importância da prevenção de doenças renais”, afirmou Prascidelli.
Falaram também sobre o evento, Vera Rocha, diretora da Associação VIDO, a vereadora Mazé Favarão e o deputado estadual Marcos Martins. Todos eles destacaram a importância das ações preventivas que são desenvolvidas pela Secretaria da Saúde de Osasco.
Palestras
Em seguida, foram realizadas diversas palestras, por especialistas no tema:
Tema: “Pare de agredir o seu rim”
Professora Dra. Carmen Tzanno Branco Martins – Doutora em Nefrologia HC-FMUSP
Tema: Processo doação-transplante
Enfermeiro José Santos da Silva Júnior – Especialista em Doação, Captação e Transplante de Órgãos e Tecidos pelo Hospital Israelita Albert Einstein.
Tema: Morte Encefálica – Fisiopatologia e Diagnóstico
Dra. Silvia Priscila Aguiar - Coordenadora da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Regional de Osasco.
Tema: Critérios de Viabilização do Potencial Doador e Manutenção Hemodinâmica do Potencial Doador de Órgãos e Tecidos
Dra. Celina Cretella – Membro da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Regional de Osasco.
Tenda do Rim
De 20 a 22 de março, das 10h às 16h
Distribuição de materiais, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e plantão de dúvidas sobre o tema.
Local – Calçadão da Rua Antônio Agu – Centro, em frente ao Osasco Plaza Shopping.