7/5/2015 - Osasco - SP

Osasco estima vacinar mais de 151 mil pessoas contra a gripe

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou em 4 de maio a “Campanha Municipal de Vacinação Contra a Gripe”, no mesmo dia do lançamento da Campanha Nacional. A vacinação acontece até o dia 22 de maio, em todos os Postos de Saúde da cidade. No ano passado, 123.549 pessoas receberam a dose da vacina. A estimativa deste ano é vacinar mais de 151 mil pessoas que fazem parte dos chamados “grupos prioritários”. O dia “D” da campanha, dia nacional de mobilização, será em 9 de maio. 
 
Os chamados “grupos prioritários” que devem receber a dose da vacina contra a gripe são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, presos, funcionários do sistema prisional e população indígena.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Osasco, mais de 151 mil pessoas que fazem parte dos “grupos prioritários” devem ser vacinados. Entre eles, estão as crianças de 6 meses a menores de 2 anos, que em Osasco correspondem a 15.519, além do número de gestantes que ultrapassa 7.700 mulheres e o de idosos que são mais de 65 mil. 
 
A dose, via injeção, protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. O medicamento é contraindicado para as pessoas com alergia grave à proteína do ovo porque a dose é produzida em embriões de galinha, e também para quem tem histórico de reação anafilática em doses anteriores.
 
Campanha Nacional
 
A “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe” que tem como meta imunizar 49 milhões de pessoas neste ano iniciou com a distribuição de 54 milhões de doses para os chamados “grupos prioritários”. 
 
No ano passado, a campanha nacional vacinou 44,3 milhões de pessoas, o equivalente a 86,7% do total previsto pelo Ministério da Saúde.