2/9/2015 - Osasco - SP

Osasco inicia segunda dose da vacinação contra HPV nesta semana

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

As meninas de 09 a 14 anos que já tomaram a primeira dose da vacina contra o HPV, a fim de prevenir o câncer de colo do útero, podem aproveitar para tomar a segunda dose, de 1º de setembro até o final de novembro, em todas as unidades básicas de saúde da rede municipal de Osasco. 
 
É importante que cada adolescente tome as três doses da vacina para completar a proteção. São três etapas: a dose inicial; depois de seis meses a segunda dose; e cinco anos após a primeira, tomar a terceira, encerrando o ciclo. 
 
O Papiloma Vírus Humano (HPV) é um vírus transmitido pelo contato com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, com ou sem penetração. Também pode ser transmitido da mãe para o filho no momento do parto, e pode causar o câncer de colo do útero, a quarta maior causa de mortes de mulheres no Brasil, atrás apenas do AVC, infarto e câncer de mama. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo morrem devido a essa doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no Brasil.