11/9/2015 - Osasco - SP

Osasco promove a Semana Dimitri Sensaud de Lavaud

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Na próxima semana, de 14 a 18 de setembro, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria da Cultura, promoverá a Semana Dimitri Sensaud de Lavaud. O objetivo é celebrar durante toda semana o aniversário de 133 anos do autor do primeiro voo da América Latina, Dimitri Sensaud de Lavaud, fato marcante para a história da cidade ocorrido na primeira metade do século passado.
 
 A semana está repleta de homenagens ao aniversáriante que completaria, no dia 18 de setembro, 133 anos de idade. Dimitri tem uma grande importância para a história da cidade, uma vez que o primeiro voo da América Latina foi por ele realizado no dia 07 de janeiro de 1910, cuja conquista lhe rendeu o titulo de 1° Piloto do Continente Sul-Americano a levantar voo em uma máquina mais pesada do que o ar, construída com projeto, mão de obra e matéria-prima totalmente nacionais.
 
A Semana Dimitri Sensaud de Lavaud tem a finalidade de valorizar o homem e a sua trajetória de conquistas que trouxeram inovações tecnológicas para a aviação e mecânica, que revolucionaram a indústria mundial. 
 
Um pouco da história de Dimitri

Dimitri Sensaud de Lavaud foi piloto, inventor e engenheiro de ascendência francesa e nascido na Espanha. Em 1903, casou-se com a brasileira Bertha Rachoud e em 1916 naturaliza-se brasileiro.
 
Em 1908, Dimitri inicia os projetos e cálculos para a realização de seu grande sonho: construir seu próprio avião. Para a concretização do plano inicial ele construiu um hangar perto da casa de seu pai em Osasco, São Paulo, e pediu ajuda do auxiliar mecânico Lourenço Pelegatti.
 
Todas as partes do avião foram feitas no Brasil usando materiais do país. O motor foi construído em São Paulo sendo as hélices feitas com jequitibá. O esqueleto era feito de 
 
sarrafo de pinho e peroba, cobertura de cretone envernizado. O inventor usou também grampos, cabos de aço e rodas de bicicleta.
 
 
A aeronave, batizada de São Paulo, fez o primeiro voo da América do Sul em 07 de Janeiro de 1910 em Osasco. O aparelho voou por 103 metros, variando entre 2 a 4 metros de altura. Devido a uma parada repentina do motor, Dimitri fez um pouso forçado sem nenhum tipo de dano.
 
 
Após o voo com o avião São Paulo, Dimitri continuou trabalhando em novos equipamentos ligados, principalmente, ao automobilismo e aviação, sendo que, no período compreendido entre 1910 e 1930, teve cerca de 1200 invenções registradas. Seu 
último invento foi a embreagem elétrica para automóveis datada de 1946, um ano antes de sua morte. Fonte: http://www.museutam.com.br/quem_lavaud.php