O prefeito ainda lembrou que Osasco é uma cidade jovem, mas que tem uma história de mais de 100 anos, com marcos importantes. “Precisamos promover ações para que a população saiba um pouco mais da nossa história”, frisou, dando como proposta a criação do museu do trabalhador. “Vamos resgatar as histórias de lutas da classe trabalhadora em Osasco promovidas pelos sindicatos”, sugeriu.
Lapas ainda incentivou a participação popular, explicando que a prefeitura tem o poder de fomentar, mas que a cultura se desenvolve sozinha, produzida por pessoas, por isso pensa em uma cultura de massa, menos elitizada. “Nós estaremos sempre provocando vocês para o debate, porque gostamos de ouvir as pessoas, assim acertamos ainda mais”, afirmou, desejando a todos um bom trabalho.
Em seguida, o prefeito foi homenageado pela organização da conferência, onde recebeu uma camiseta utilizada pela equipe de apoio da atividade. Lapas fez questão de vestir.
Outra homenagem veio do Movimento ADVOCACY, formada por bibliotecários de Osasco, visando o fortalecimento e valorização das bibliotecas como um espaço criativo de cultura, memória e formação da cidadania, resguardando o direito inquestionável de acesso à informação. O prefeito também vestiu a camisa do movimento.
O objetivo da conferência foi debater os rumos políticos e culturais do município em que se traçam propostas de forma democrática entre a sociedade civil e a administração. Essa ação também faz parte do processo inclusivo do município de Osasco no Plano Nacional de Cultura, além de democratizar as diretrizes da cultura na cidade para os próximos anos.
Os participantes debateram quatro eixos temáticos propostos pelo Ministério da Cultura para definir as diretrizes da gestão da Cultura de Osasco, que servirá também para os planos estadual e nacional. São eles: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento, além de eleger delegados para Conferência Estadual de Cultura 2013, marcada para os dias 11 e 12 de setembro, no Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo.
A conferência contou ainda com a apresentação da Orquestra Bandeirantes Villa-Lobos, com regência do maestro Sueldo Francisco. Já o Hino Nacional Brasileiro foi interpretado por Camila Mehana, acompanhada pelo pianista Hanilton Messias.
Conheça os delegados que representarão Osasco na Conferência Estadual de Cultura 2013:
Sociedade civil
Titulares
Jose Carlos da Silva
Isaias José da Silva
Warley Viana
Alaíde P. Xavier Feitosa
Celina Aparecida Protti
Marli de Fatima Santelone Vasconcelos
Pietro Mignozzatti
Valter Candido Santos
Cintia Sales Pereira
Rodrigo Domingues Ribeiro
Suplentes
Tatiana Cristina
Altair Cesar Dias
Aitan C.E. da Silva
Douglas Silva
Fernando Soares Rodrigues
Ana Claudia Nogueira Meira
Paulo Marques
Adriana Terci
Kaique Cesar o. Da silva
Batista Junior
Delegados poder público
Titulares
Edileusa Malfetti
Aristeu Mussi Sargin Junior
Patricia de Jesus
Samuel A. A. Batista
Suplentes
Dario Bendas Junior
Claudina Rodrigues Nunes
Eunice M. l. Araujo
Carlos Alves de Lima e Silva
Também participaram do evento o vice-prefeito Valmir Prascidelli; o deputado estadual, Marcos Martins; os secretários municipais Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação), os vereadores Valdir Roque e professora Mazé Favarão; o coordenador de Relações Internacionais, Luciano Jurcovichi, a coordenadora de Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho; dentre outras autoridades.