18/2/2013 - Osasco - SP

Osasco recebe visita de técnicas de Tatuí no Espaço Criar

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Representantes do Fundo Social de Solidariedade de Osasco receberam na tarde de quinta-feira, 14 de fevereiro, a visita de uma equipe técnica da assessoria de projetos do mesmo órgão, em Tatuí. O encontro foi intermediado pela assessora de projetos do Fundo do município osasquense, Luciana Santos, e da coordenadora do Espaço Criar, Jucileide Farias. As visitantes tiveram como objetivo conhecer as experiências de sucesso desenvolvidas na área de geração de renda e valorização do trabalho pela Prefeitura de Osasco.

De acordo com as assistentes sociais de Tatuí, Adriana Rosa e Larissa Ribeiro, o intuito da visita é implementar as ideias promissoras de Osasco na cidade do interior paulista. “São fantásticas as iniciativas. Precisamos apenas pensar em trabalhar a questão cooperativa, nosso grande desafio”, declarou Adriana. “A visão empreendedora é boa e forte na nossa cidade, mas visamos também uma ação conjunta dos trabalhadores e isso Osasco faz bem”, completou Larissa. A opinião foi endossada por Valdirene Ricci, responsável pela Oficina de Moda. “É mais fácil importarmos as experiências no setor de artesanato e crochê, que são atividades bastante procuradas em Tatuí. Osasco tem estruturas interessantes e bons espaço de fomento de geração de renda”, disse.

Luciana Santos destacou o papel e a importância dos projetos desenvolvidos.  “Nosso objetivo é proporcionar estímulos a geração de renda satisfatória e rápida. Procuramos também uma inserção dinâmica das pessoas no mercado de trabalho, de modo que elas agreguem eficiência e qualidade aos seus segmentos”, revelou.

Jucileide Farias afirmou que existem muitos projetos novos em mente para expandir as atividades do Espaço Criar. “Estudamos oferecer novos cursos e estreitarmos a parceria com o Sebrae, que poderá deslocar profissionais para ministrar palestras que ajudem no desenvolvimento das pessoas e as estimulem ao olhar empreendedor e proativo. Traremos também mais projetos e faremos mais parcerias para melhorarmos a otimização do Espaço”, explicou.  

Durante a visita, as técnicas conheceram a cozinha industrial, onde são ministradas as aulas de panificação, as salas administrativas, de informática, de costura, o salão de cabeleireiro, bem como outras instalações do edifício.
 
Pólo de Estímulo de Oportunidades

O Espaço Criar é um projeto voltado para a geração de renda, com cursos profissionalizantes e orientação para a inserção ao mercado de trabalho. Nele, são formados mais de 3 mil profissionais por ano. São oferecidos cursos de confecção de camiseta, crochê, enfeite natalino em feltro, lingerie, manicure, moleton, patch-apliquê, patchdecoupagem, pintura em tecido, patchwork, bordado, dentre vários outros. Os mais procurados: informática, cabeleireiro e corte e costura. O Espaço está localizado na avenida dos Autonomistas, 1945 (ao lado do viaduto Metálico). Para obter mais informações sobre os cursos o telefone para contato é 3684-1291.