11/12/2015 - Osasco - SP

“Osasco Seguro” oferece segurança para cerca de 15 milhões de consumidores

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Um grande contingente de agentes de segurança pública do município, estado e até mesmo da Polícia Federal trabalharão entre os dias 8 e 24 de dezembro para garantir a segurança da população de Osasco durante as compras de Natal e Ano Novo. A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Segurança e Controle Urbano (Secontru), implementou no dia 8 de dezembro, no Calçadão da rua Antonio Agu, no Centro, em frente ao Osasco Plaza Shopping, o programa “Osasco Seguro”, com o objetivo de coibir preventiva e ostensivamente ações criminosas que acontecem nos grandes centros comerciais da cidade, especialmente em virtude das compras de final de ano.

A Secontru, além da Defesa Civil e do Departamento de Controle Urbano, conta com o apoio das polícias Civil e Militar e da Fiscalização Municipal nas operações de segurança. A Aceo (Associação Comercial e Empresarial de Osasco) e lojistas também serão parceiros na iniciativa para garantir mais conforto, comodidade e tranquilidade nas compras. O objetivo da iniciativa é garantir a segurança da população nos comércios e shoppings centeres da região. A segurança será estendida às zonas Sul e Norte da cidade nos centros comerciais.

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, reforçou o empenho e dedicação de suas equipes. “O Calçadão da rua Antonio Agu de Osasco é praticamente nosso shopping a céu aberto. Vem pessoas de todos os cantos da cidade e de outros municípios vizinhos para realizarem compras. A preocupação das pessoas pela garantia da segurança é evidente. Agora não falta reforço na segurança. Agimos para assegurar isso. Em ação conjunta entre as forças de segurança, encontramos uma forma de permitir com que a população possa ir às compras de maneira tranquila. O efetivo da Guarda e todo apoio estratégico e operacional estará onde as pessoas estão e precisam de apoio, suporte e segurança”, comentou.

Durante o ato oficial do programa, o secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Lau Alencar, destacou a importância da iniciativa. “É uma determinação do prefeito que a municipalidade garanta a segurança e o conforto da população nas compras de final de ano. Intensificaremos a segurança para que as pessoas possam vir e fazer suas compras com tranquilidade. Ele revelou ainda que dois agentes da Polícia Federal darão apoio e suporte às operações na cidade durante o “Osasco Seguro”.

O vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, Roberto Nerguesian, também fez suas considerações. “Neste mês de dezembro, as compras estão muito aquecidas e em crescente aumento. No último sábado que antecede o Natal temos uma média diária de 1,4 milhão de pessoas e elas precisam de toda a segurança e o conforto que os agentes de segurança da Prefeitura de Osasco darão, assim como seus parceiros. Agradeço muito a dedicação e condução dos trabalhos da atual administração junto aos comerciantes e lojistas”, esclareceu.

Segundo a Aceo, até o final de ano a ação beneficiará um total de cerca de 15 milhões de consumidores. Isso porque, de acordo com o vice-presidente da instituição, Roberto Nerguesian, a média de pessoas que circulam, diariamente, no mês de dezembro, costuma triplicar e chega a 500 mil.

Como funciona a operação

A GCM conta com um total de 390 homens trabalhando no policiamento da cidade. Para o “Osasco Seguro”, haverá reforço de 100 novos homens nesta ação. Serão 60 no Centro, 20 na zona Sul e 20 na zona Norte, além de mais 20 de apoio estratégico. O efetivo atua com a filosofia de Polícia Comunitária e tem como propósito estar sempre próximos à população e o comerciante. Como 2º maior pólo comercial do Estado de São Paulo, o Calçadão da rua Antonio Agu terá toda atenção necessária da GCM. As informações são do comandante Geral da GCM de Osasco, Paulo Siqueira.

Comércio da região Central sinaliza aquecimento de compras

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, Roberto Nerguesian, as ações de segurança contribuem para elevar o consumo e as compras neste final de ano. “Neste mês de dezembro, as compras estão muito aquecidas e em crescente aumento. No último sábado que antecede o Natal, temos uma média diária de 1,4 milhão de pessoas na região central e elas precisam de toda segurança e conforto que os agentes de segurança da Prefeitura de Osasco”, esclareceu.

No último dia 4 de dezembro, primeiro sábado do mês, Osasco registrou movimento na ordem de 1,2 milhão de pessoas no Calçadão da rua Antonio Agu, números próximos aos registrados nas semanas de Natal e do Réveillon. Tradicionalmente, a média de pessoas e possíveis clientes e consumidores que circulam pelo Calçadão é de 150 mil, sem levar em consideração a sazonalidade de compras no mercado. “Isso é uma demonstração de que a força econômica na cidade vem crescendo em função da segurança que trazemos e garantimos. O Calçadão tem se tornado um local seguro para compras. Hoje, a segurança pública mantém a ordem sob controle e nós comerciantes não verificamos mais roubos, furtos e batedores de carteiras. Estas questões de segurança trazem os consumidores para a região novamente. Nossa previsão é de que cheguemos na semana do Natal com um pico de até 1,8 milhão de pessoas circulando pelos comércios por dia” revela Nerguesian.

Prestigiaram o evento os secretários municipais Oscar Buturi (Comunicação Social); o diretor do jornal Diário da Região, Vrejhi Sanazar; o capitão da 1ª Cia do 14º BPM/M, Takahashi; o capitão da 3ª Cia do 14º BPM/M, Joaquim Keida; o subcomandante e major da região central do 14ª BPM/M da Polícia Militar do estado de São Paulo, Robinson Gatto; o delegado Seccional de Osasco, Mauro Guimarães Soares; o delegado do 5º Distrito de Polícia, Walter Piroli Penha; o coordenador da Defesa Civil de Osasco, Delcides Regatieri; o gerente de segurança do Osasco Plaza Shopping, Pedro Calixto; o presidente do Conselho de Segurança Norte, Paulo Siniauskas, dentre outras autoridades.