27/5/2013 - Osasco - SP

Plenárias do Orçamento Participativo chegam à região da Vila Menk

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

A região da Vila Menk foi a escolhida para receber a 10ª plenária do Orçamento Participativo (OP) da Prefeitura de Osasco. Na reunião, realizada na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Élio Aparecido da Silva, o prefeito Jorge Lapas, acompanhado por seu secretariado, ouviu reivindicações da população e anunciou importantes obras para essa área da cidade.

Após exibição de vídeo com as principais obras já realizadas nessa região a partir de indicações, em anos anteriores, da população por meio do OP, a plenária foi aberta pelo coordenador do Orçamento Participativo, Antônio Onofre. “Esse é um projeto que garante maior transparência aos gastos públicos. Além disso, a sociedade organizada consegue muito mais benefícios para sua população”, destacou.

O vice-prefeito Valmir Prascidelli também falou sobre a importância do OP. “Nossa meta é governar com o povo e o Orçamento Participativo tem um papel muito relevante nisso”, salientou. 

Depois foi a vez de Lapas explicar a nova dinâmica das plenárias, com a população fazendo suas reivindicações diretamente ao prefeito. “Estamos planejando a cidade a partir de um Programa de Governo que é estruturante, prevendo grandes avenidas, creches e unidades de saúde. Mas também temos demandas localizadas. Por isso essa conversa é importante”.

Dentre as obras previstas para a região estão a pavimentação de ruas no Jardim Três Montanhas, com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do governo federal; a implantação de uma creche na Vila Menk, como parte de um pacote de 15 unidades que serão construídas na cidade; e o recapamento, no mesmo bairro, das ruas Francisco Morato, Diadema, Caieiras, Barueri, Arujá e Carlos Sales D´Ávila. 

“Estamos fazendo também a canalização do Ribeirão Vermelho e, para concluir as obras, vamos removera as famílias que ocupam as margens e atendê-las com programas habitacionais. Também vamos iniciar, em breve, a urbanização da favela do Jardim Santa Rita e estamos trabalhando na Operação Urbana Paiva Ramos, que vai incentivar a implantação de empreendimento de moradias nessa região tendo como contrapartida uma solução para as famílias que vivem no Açucará”, enumerou o prefeito.

Na sequência, Lapas ouviu as reivindicações da população e, além de dar encaminhamento às mais particulares, junto ao secretariado, também falou da solução que está elaborando para os problemas da região. A contratação de médicos para a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Vila Menk é uma delas. “Estamos contratando 20 médicos e 16 dentistas para atenderem a população”, afirmou.