18/3/2013 - Osasco - SP

Prefeito entrega 420 apartamentos no Jardim Belmonte com shows

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

No sábado, 16 de março, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, realizou oficialmente o sonho de inúmeras famílias de baixa renda que deixaram para trás a triste vida nas áreas livres e hoje possuem moradia digna no Jardim Belmonte, após receberem as chaves de 420 unidades habitacionais do conjunto residencial Flor de Jasmim. A solenidade de entrega das moradias aconteceu na Via Transversal Sul, 100, com a estrada Kenkiti Simomoto.

Os apartamentos foram construídos com recursos do governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento é destinado às famílias com renda mensal entre 0 e 3 salários mínimos. O mais novo conjunto habitacional da cidade, o Flor de Jasmim, foi iniciado no governo do ex-prefeito Emidio de Souza, presente na entrega.

O empreendimento acolhe às 200 famílias que moravam nas favelas do Jardim Aliança, 80 do Acampamento Carlos Lamarca e mais 40 da área CK no Jardim D Ávila, além de 80 famílias amparadas por Bolsa Aluguel e outras 35 cadastradas no programa Minha Casa Minha Vida. Durante o evento, o ex-presidente Lula e a presidenta Dilma foram lembrados pelo grande projeto Habitacional, Minha Casa Minha Vida, que vem transformando o Brasil. 

Segundo a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, a estimativa é de que cerca de 1,4 mil pessoas tenham sido diretamente beneficiadas com a entrega de chaves das novas moradias. E para celebrar a realização da casa própria, o evento contou ainda com shows e apresentações dos grupos Os Travessos, Katinguelê, Tirando Onda e Sou Mulekes. A entrega contou também com a participação de representantes da superintendência regional da Caixa Econômica Federal (CEF), agente operador do Programa Minha Casa Minha Vida.

Durante a entrega das chaves, o morador Jota falou em nome dos moradores do Acampamento Carlos Lamarca. “Esta é uma data muito importante para todos nós. Essa é a marca da luta que resulta na conquista. É muito importante termos a parceria da Prefeitura de Osasco, que nos ajudou a chegar mais rápido nos nossos objetivos, que são as moradias próprias”, disse. Helena, moradora do Jardim Aliança, também agradeceu o empenho da Prefeitura e adotou o mesmo tom do colega. “Agradecemos a todos pela conquista. Os prefeitos Emidio e Jorge Lapas nos ajudaram muito. Com muito diálogo e proximidade, hoje conseguimos construir nossos sonhos. É uma grande emoção sabermos que nossa luta é reconhecida e apoiada pelo poder público”, completou.

O secretário de Habitação de Osasco, Sérgio Gonçalves, contou sobre os problemas históricos das áreas livres e explicou quem, em 2005, o então prefeito Emidio de Souza determinou que seus secretários cuidassem atentamente das novas moradias populares no Jardim Belmonte para famílias de baixa renda. “A negociação para a construção das moradias aconteceu na sala do então secretário de Governo do prefeito Emidio, Jorge Lapas, que hoje é prefeito e batalhou muito para que esse sonho se tornasse realidade para as 420 famílias. É um grande prazer ver as crianças brincarem e desfrutarem de um lar. Nosso governo tem o compromisso com a justiça social e a garantia da moradia digna”, afirmou.

Na sequência, Emidio de Souza também deixou sua mensagem. “Muitas famílias hoje saem de uma situação de risco e passam a morar em apartamentos seguros e confortáveis, que tiveram as mãos e trabalho exaustivo do prefeito e engenheiro Jorge Lapas como fatores importantes para assegurar uma mudança e melhoria na qualidade de vida de parte da população de Osasco. A obra é uma luta do povo com o planejamento da Prefeitura, que dá continuidade administrativa e pensa no bem estar das pessoas”, completou, acompanhado dos deputados João Paulo Cunha (Federal); Marcos Martins e Osvaldo Vergínio (Estadual) e Antonio Toniolo (presidente da Câmara Municipal), que, em seus discursos, também enalteceram a preocupação do poder público municipal em olhar para aqueles que mais necessitam de atenção e amparo em âmbito social e humanitário.

O prefeito Jorge Lapas, junto à primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osasco, Sandra Missiano Lapas, explicou que a administração pública batalhou muito para que as pessoas tivessem seus direitos assegurados e garantidos da moradia própria. “É um dia muito feliz para mim porque acompanhei a batalha desde o começo. Parabenizo o prefeito Emidio porque foi ele quem iniciou o projeto de garantir as moradias populares às pessoas que moram em condições precárias ou em áreas livres. Este foi um olhar visionário e agradeço por ter feito parte de seu governo e participado deste importante momento histórico da cidade”, reforçou.
Lapas ainda salientou as importantes iniciativas municipais na área da habitação. “Esta é uma data de comemoração. Percebemos a importância da necessidade de construirmos inúmeras moradias populares nunca antes construídas na história da cidade e por nenhum outro governo. Desde o governo Emidio, entregamos obras, por exemplo, no Morro do Sabão, do Socó, dos Portais e dos Jardins Vicentina e Padroeira. Em cada lugar deste mudamos a vida das pessoas positivamente. A habitação está em primeiro lugar e mostramos que temos critérios e valores humanos para desenvolver a vida de cada cidadão de Osasco. Não vamos parar por aqui e novos projetos serão desenvolvidos”, ressaltou, dizendo que pretende ver todas as crianças das moradias da Flor de Jasmim matriculadas nas escolas e os moradores incluídos em projetos municipais de capacitação e qualificação profissional.  

Para celebrar simbolicamente a entrega das novas moradias, Wagner Luis dos Santos e sua esposa Vanicia dos Santos, recebeu das mãos do prefeito Jorge Lapas, as chaves de seu novo apartamento. O casal tem três filhos e moravam na favela do Jardim Aliança, há 13 anos, debaixo das redes elétricas da AES- Eletropaulo. A partir de hoje, viverá com mais dignidade, assim como outras 420 famílias.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito de Osasco, Valmir Prascidelli; o Chefe de Gabinete do Prefeito, Waldyr Ribeiro Filho; secretários municipais; os vereadores; Batista da Comunidade; Mario Luiz Guide; Mazé Favarão; Maluco Beleza; Valdomiro Ventura; Aluísio Pinheiro; Branco; César Arruda, gerente regional da CEF; Silvana Biazeto, gerente geral da Agência Osasco da CEF; superintendente regional em exercício da CEF, Flavia Nogueira; dentre outras autoridades.