15/1/2013 - Osasco - SP

Prefeito entrega novas moradias nos Portais

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Um pequeno chaveiro em formato de tijolo, carregando, além de chaves, a realização do sonho de uma vida inteira: morar em uma casa de alvenaria. Na noite de segunda-feira, dia 14 de janeiro, mais 32 famílias receberam das mãos do prefeito Jorge Lapas esse símbolo de que, em Osasco, o direito à moradia digna é assegurado. A Cemei (Creche e Escola Municipal de Educação Infantil) Colinas D´Oeste sediou nova etapa da entrega de moradias do projeto de urbanização realizado pela prefeitura, em parceria com o governo federal, no local.

Essas 32 famílias beneficiadas se somam a outras 32 que, na semana passada, também receberam as chaves de seus apartamentos e, após morarem anos em barracos de madeira, em uma área totalmente degradada, foram atendidas pelo programa Bolsa Aluguel durante as obras e agora já organizam a mudança para a nova casa.

Mas a urbanização dos Portais é bem mais ampla. Ele soma 500 moradias, das quais 320 já foram entregues e o restante está em fases diferentes de projeto, incluindo 114 cujas obras acabam de ser iniciadas. Além disso, o local está recebendo infraestrutura completa, com colocação de redes de água, esgoto e energia elétrica, asfaltamento de ruas, canalização de córrego e implantação de espaços verdes e de lazer, além da própria escola onde foi realizado o evento.

“Acompanhei essa urbanização desde o início, quando ainda era secretário. Lembro de como era e tenho muita satisfação em ver como a área está agora. Mas isso tudo só está acontecendo porque vocês acreditaram”, afirmou, durante a entrega das chaves, o prefeito Lapas, resgatando ainda a importância de assegurar moradia digna às famílias. “Agora, vocês têm uma casa para morar por muitos e muitos anos e ainda para deixar aos seus filhos e netos”, completou.

Também presente ao evento, o secretário adjunto de Habitação, Álvaro Mello, lembrou da confiança das famílias na administração municipal já que precisaram deixar suas moradias para a realização das obras. “O que estamos fazendo aqui, hoje, é o resgate e o fortalecimento do compromisso que assumimos com vocês para a entrega dessas chaves”, destacou.

Uma das moradoras que precisou sair de sua moradia e passou a ser atendida pelo Bolsa Aluguel foi Ligia Severina da Silva, que a partir de segunda-feira passou a carregar as chaves de sua casa. “Fique 4 anos morando aqui, na favela, e depois fui para o Bolsa Aluguel. Foi muito difícil ver as outras pessoas recebendo, nas etapas anteriores, suas casas e já fazendo a mudança, enquanto a minha não saia. Mas nunca deixei de acreditar e hoje vivo uma alegria enorme”, relatou.

Segundo ela, as lembranças da vida na favela agora ficaram no passado. “Não quero nem me lembrar. Aqui era horrível. Quando chovia, a água subia muito e entrava nos barracos. Tinha muito rato também. Agora, o bairro todo melhorou”, disse.

Também prestigiaram o evento os secretários municipais de Educação, Regia Maria Sarmento; de Obras, Carlos Baba; e de Gabinete, Waldyr Ribeiro Filho, além do diretor de Comunicação, Roberto Trapp.