6/6/2013 - Osasco - SP

Prefeito prestigia abertura de exposição do Sindicato dos Metalúrgicos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Celebrando parte das festividades que marcam os 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, o prefeito Jorge Lapas prestigiou, na manhã desta quarta-feira, a abertura da exposição comemorativa que resgata toda a memória da entidade.

Realizada pelo Centro de Memória Sindical, sob a coordenação do Sindicato, a exposição relata a trajetória da entidade e os momentos marcantes de lutas e conquistas da categoria, através de murais e fotos expostas no hall da Estação Osasco da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Representante da categoria na administração, a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso, relatou que os metalúrgicos de Osasco e região têm contribuído muito para o desenvolvimento nacional. “O trabalho deles vai além da porta da fábrica”, disse. Segundo ela, a exposição, além de festiva, é apenas um recorte que visa manter viva a memória da categoria.

Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno, destacou que é um prazer para a entidade expor parte de sua memória, mesmo que os painéis não contemplem a história toda. Em sua explanação, ele também reconheceu o papel que os metalúrgicos têm para o desenvolvimento. Segundo ele, a categoria sempre esteve presente em lutas sociais.

Antes de fazer a abertura oficial da exposição, o prefeito Jorge Lapas parabenizou a entidade pela iniciativa e destacou que é fundamental o resgate histórico da memória do Sindicato e, principalmente, da cidade. Segundo ele, é de extrema importância que informações e dados históricos sejam passados para as novas gerações.

Presentes no evento, o presidente do Centro de Memória Sindical e do diretório do PDT Osasco, Milton Cavalo; o presidente do PT Osasco, Zé Pedro; o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna; o presidente do PC do B Osasco, José Roberto Silva; o chefe de gabinete da Secretaria do Emprego e das Relações de Trabalho do Governo do Estado de São Paulo, Tadeu Morais; também fizeram uso da palavra.