1/12/2015 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
As palavras confiança, esperança e vitória fizeram mais sentido no domingo (22/11). De mãos dadas, 1.265 famílias do Jardim 1° de Maio receberam escrituras de suas casas, na EMEF Monsenhor Elídio Mantovani.
Por meio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU) e do Centro de Cooperação Primeiro de Maio, o loteamento ocupado na década de 90 é uma área particular de propriedade do Centro de Cooperação. Os lotes foram registrados ainda em nome da Cooperativa e serão transmitidos aos cooperados posteriormente.
O evento contou com a presença do prefeito de Osasco, Jorge Lapas, ao lado do ex-prefeito e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Emidio de Souza, que fez questão de parabenizar a todas as famílias por sua conquista.
Ao pedir que todos os presentes dessem as mãos, a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Social, Sônia Rainho, emocionou a todos pelo gesto.
Desde 2005, Osasco já soma quase 20 mil títulos entregues e na próxima semana, mais de 600 escrituras na Área DR e Área J, no Jardim Aliança, também serão entregues. Vale lembrar que todos os documentos são registrados em cartório e os loteamentos e habitação de interesse social são isentos do ITBI na primeira transferência.
No município foram mapeados 210 assentamentos precários entre favelas e loteamentos irregulares, o Jardim 1º de Maio foi classificado como uma destas áreas. Demarcada como Zona Especial de Interesse Social em 2006.
Participaram da entrega dos títulos o deputado estadual, Marcos Martins; os secretários municipais Adriano Alves (Assuntos Jurídicos); Carlos Alberto Baba (Serviços e Obras), João Gois Neto (Transportes e da Mobilidade Urbana); Lau Alencar (Segurança e Controle Urbano); Mônica Veloso (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); Régia Maria Gouveia Sarmento (Educação); Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais); os coordenador Antonio Onofre França de Queiroz (Orçamento Participativo); a diretora Mônica Cristina Pereira de Godoy (Central de Licitações Compras); o ouvidor Luiz Carlos Garcia (Ouvidoria Geral); o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jair Assaf; os vereadores Alex da Academia e Mazé Favarão, entre outras autoridades.