8/12/2014 - Osasco - SP
Prefeitura de Osasco realiza encerramento do programa
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na terça-feira (2), o encerramento oficial do programa “O Líder em Mim”, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação, no Centro de Osasco.
Com apresentações dos projetos dos alunos e diversos depoimentos de mães, profissionais de Educação e dos próprios estudantes, o evento teve como objetivo expor as experiências e transformações vividas por todos nesse período em que o programa foi implementado nas 20 escolas da rede municipal de ensino.
O encerramento contou com a presença do prefeito de Osasco, Jorge Lapas, que ressaltou a satisfação com os resultados que o programa tem alcançado nas escolas. “Nossa cidade deu um exemplo de inovação, de coragem ao adotar em 20 unidades educacionais um projeto tão inovador. É emocionante ver o resultado tão depressa, o investimento é pequeno diante das conquistas que essas crianças têm obtido”, afirmou.
Durante a cerimônia, os alunos apresentaram canções, paródias e danças para mostrar como o projeto “O Líder em Mim” modificou o modo de pensar, agir e estudar de cada um.
O pequeno Kelvin falou como os “7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, livro em que o programa é baseado, o modificou. “Ao estudar os ‘7 hábitos’, aprendi a fazer o que é mais importante, estudo primeiro e depois brinco. Hoje, me sinto mais seguro, gosto de ser quem sou. Entendi que posso ser um líder, melhorei não só na escola, mas em casa também”, declarou.
"É uma grande alegria ver o resultado desse programa. Ouvir relatos das crianças e, principalmente, das mães me emocionou. Tenho observado o avanço, parabenizo as crianças e professores que cada vez mais nos orgulham. No próximo ano, implantaremos ‘O Líder em Mim’ em mais 20 escolas. Esse projeto transforma as pessoas, teremos não só bons alunos, mas pessoas melhores”, afirmou a secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento.
Quem também deixou sua mensagem foi o diretor do programa “O Líder em Mim” da Abril Educação, Marco Antônio Ferraz. "Somente a Prefeitura de Osasco teve a coragem de implementar o projeto em 20 unidades de ensino. Fico muito orgulhoso de uma cidade atingir mais de 20 mil alunos, é um legado, ninguém tirará do município esse pioneirismo", disse.
Saiba mais sobre o programa “O Líder em Mim”
Em Osasco, a adoção do programa começou na primeira semana de agosto com 20 escolas municipais. Criado nos Estados Unidos pela Franklin Covey International e trazido ao Brasil pela Abril Educação, o projeto, que já é desenvolvido em mais de 1.700 escolas de 36 países, é um eficaz processo que trabalha com a transformação comportamental de alunos e educadores, baseado no consagrado livro "Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes".
“O Líder em Mim” apresenta sete paradigmas que se tornam hábitos ao serem estimulados nos estudantes pelo programa. Procurar compreender para depois ser compreendido e iniciar uma nova atividade com um objetivo em mente são alguns dos pontos trabalhados cotidianamente pelo método dentro do ambiente escolar. Ao final do processo, é possível observar resultados como maior proatividade, responsabilidade e organização, diminuição dos problemas disciplinares e melhora no relacionamento entre alunos.
O programa trabalha o conceito de que toda criança deve ser um líder de sua vida, não dita o que é certo ou errado, mas encoraja a criança a tomar decisões. Uma das razões para a eficácia do programa é a sua presença na escola em todas as suas atividades e espaços, atingindo o currículo transversalmente.
O processo de transformação do programa começa primeiro com o corpo docente, que não só será formado como incorporará os princípios apresentados às crianças e aos adolescentes. É uma mudança de dentro para fora, obtida a por meio de um treinamento de quatro dias realizado com todo o corpo docente.
Entre os resultados obtidos pelos colégios que já usufruem do modelo educacional em outros países estão a redução de problemas disciplinares, maior integração entre professores, alunos e família, e melhorias no desempenho acadêmico. No Brasil, de acordo com uma pesquisa aplicada nas escolas adotantes do programa, 92% dos professores notaram mudanças positivas em relação ao comportamento dos alunos, após implantarem o programa, 84% disseram que houve melhora na disciplina, 85% perceberam melhora em relação ao bullying e 95% afirmaram que melhorou a participação dos alunos em sala de aula. Já os pais (68%), notaram alguma mudança positiva após o programa.