13/5/2013 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Elevar a qualidade de vida da população por meio da oferta de atividades físicas gratuitas em vários pontos da cidade é o objetivo do projeto Osasco em Movimento, lançado na sexta-feira, dia 10, pela Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer da Prefeitura.
A iniciativa atende, atualmente, 2 mil pessoas com atividades como dança, massagem, ginásticas funcional, laboral e coreografada, caminhas e alongamento, que são realizadas por professores de educação física e acontecem em variados locais, de espaços públicos como parques, estádios, igrejas, centros esportivos, clubes e unidades básicas de saúde em um total de 20 bairros.
Durante o lançamento, realizado no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, já houve uma mostra dessas atividades, com apresentações de dança e ginástica dos alunos desses vários núcleos, a maioria deles da Terceira Idade.
No evento, o secretário de Esportes, Recreação e Lazer, Tinha di Ferreira, afirmou que a intenção é ampliar esse trabalho. “Nossa meta, nos próximos meses, é chegar a 4 mil pessoas atendidas”, declarou. Como parte desse plano de expansão está em andamento uma parceria com a Secretaria de Assistência e Promoção Social (SAPS) para que as atividades envolvam os CRAS (Centros de Referência e Assistência Social).
O prefeito Jorge Lapas, por sua vez, afirmou que o projeto acompanha o atual momento vivido pela cidade. “Há alguns anos, a luta da população era por asfalto nas ruas, água encanada, mais linhas de ônibus e iluminação, entre outros itens. Hoje, Osasco é a 4ª cidade mais desenvolvidas do Estado de São Paulo e as demandas dos moradores são outras, incluindo mais praças, parques, espaços para lazer e prática esportiva. Nosso desafio é conciliar o desenvolvimento econômico com a melhoria da qualidade de vida e o projeto Osasco em Movimento é um dos instrumentos para isso”, afirmou.
Também como forma de incentivar a prática esportiva, Lapas anunciou que a prefeitura negocia um patrocínio, junto à iniciativa privada, para a implantação de uma ciclofaixa, aos domingos, na cidade. “As tratativas já estão bem adiantadas. Nossa intenção é implantar reservar uma faixa, nas avenidas, para os ciclistas, ligando o Parque Chico Mendes ao Parque do Rochdale. É um trajeto bastante plano, o que facilita muito para o uso de toda a família. Já em um segundo momento, queremos ligá-la até o Parque da Fito”, explicou.
Também prestigiaram o evento o secretário de Assistência e Promoção Social, Gelso de Lima; o comandante da Guarda Civil Municipal, inspetor Paulo Siqueira, e os vereadores Aluísio Pinheiro, Andrea Caprioti, Rogério Lins, Mazé, Rogério Silva, Branco, Maluco Beleza e Dinei Simão.