21/3/2013 - Osasco - SP

Prefeitura promove Seminário sobre Planejamento Estratégico Municipal

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Na quinta-feira, dia 21 de março, foi realizado na Sala Osasco (Paço Municipal) o primeiro Seminário sobre Planejamento Estratégico, promovido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Projetos. Trata-se de uma oficina para definição de projetos prioritários do governo. Além do prefeito Jorge Lapas e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Missiano Lapas, participaram do Seminário todos os secretários municipais, coordenadores e diretores de autarquias,

Ao abrir o evento, a futura secretária de Planejamento e Gestão (Seplag), Dulce Helena Cazzuni, disse que essa primeira oficina foi idealizada com o objetivo  elencar os problemas que devem ser atacados com prioridade pelo Executivo, como também definir os parâmetros e indicadores para se chegar às metas traçadas pelo plano de governo. E são objeto de discussão do seminário o Plano Plurianual (PPA) – 2014/2017 – e a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2014.

Em seguida, o prefeito Jorge Lapas agradeceu a presença dos secretários e da equipe da Fundação Getúlio Vargas, destacando que todos os temas fazem parte do plano de governo, mas que, no entanto, a administração precisa de traçar estratégias para buscar uma administração de resultados. “Não basta somente planejar. É necessário que, agora, busquemos a definição de áreas prioritárias e de ações estratégicas para sabermos como atingir o que foi planejado. E nessa dinâmica, todos vocês, independente da área de atuação, têm que participar da discussão de todos os temas para que possam contribuir com o plano geral da administração”, afirmou Lapas.

Após a fala de Jorge Lapas, o professor e coordenador da FGV, Francisco Vignoli falou sobre a importância da parceria firmada entre a Fundação e a Prefeitura de Osasco. “Iniciamos, hoje, esta parceria com a Prefeitura com o objetivo de unir o que foi planejado com ações estratégicas de execução do plano de governo. É um desafio que se coloca na medida em que acreditamos no nosso trabalho, assim, como vocês devem acreditar no que foi planejado por esta administração”.

Oficina
Em seguida, foi a vez dos palestrantes Reinaldo Manzini (coordenador do Planejamento Estratégico - FGV); e Nílson Brizoti (coordenador de Projetos – FGV), abordarem os temas propostos no Seminário. São temas como: orientação para o cidadão usuário, gestão baseada em resultados, flexibilização e simplificação da burocracia, novas formas de prestação de serviços públicos por meio de parcerias, novo padrão de gestão de pessoas, descentralização de ações, fortalecimento do núcleo estratégico e mudanças nas relações governo-sociedade.

Durante a sua explanação, Reinaldo Manzini destacou cinco projetos de uma organização orientada para a estratégia: 
? Mobilizar para a mudança
? Traduzir a estratégia em termos operacionais
? Alinhar a organização para criar sinergia
? Transformar a estratégia em tarefa de todos
? Transformar a estratégia em um processo contínuo

Os palestrantes enfatizaram ainda que o objetivo de um seminário como esse é procurar também, não apenas discutir a estratégia do planejamento, mas, sobretudo, definir onde se quer chegar com o plano de governo. E com base nos temas do plano de governo, eles definiram como ponto de chegada  esse objetivo: “Osasco – A melhor cidade da região metropolitana de São Paulo para se viver”.  Posteriormente, o seminário será ministrado também aos demais servidores com discussão especifica de cada área da administração pública.