16/11/2015 - Osasco - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O Espaço Criar recebeu na quarta-feira (11/11), o encerramento da etapa de Orientação Profissional com os alunos do curso gratuito de Costura Industrial, por meio da equipe do Programa Orienta de Qualificação Profissional da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI). A qualificação aconteceu uma vez por semana com a temática “Orientação para o mundo do Trabalho” e “Economia Solidária”.
O encerramento reuniu 35 pessoas, que venceram os desafios ao longo dos 2 meses de formação. É o caso da publicitária Ariana Catalano, 29 anos, que encontrou nessa estratégia a chance de montar seu próprio negócio. “Eu estava incomodada de ficar em casa e já tinha a vontade de costurar, foi quando surgiu essa oportunidade. Com esse curso aprendi a fazer muitas coisas, e isso foi muito bom para mim. Pretendo, cada vez mais, buscar me aperfeiçoar”, ressaltou a aluna.
Influenciado desde pequeno pela mãe costureira, Wilson Lima da Paz, 32 anos, mostrou todo o seu talento e capacidade em meio às máquinas de costura, linhas, tecidos e tesoura. “Já estou apto a costurar qualquer coisa. O curso foi muito bom e a parte de qualificação foi uma das mais importantes porque vai me auxiliar na busca de um trabalho formal”, disse.
Durante o encerramento, os educandos apresentaram as atividades que realizaram na formação, simbolizando seus sonhos e objetivos. Além disso, expuseram "saias de retalhos" construídas com os trabalhos dos grupos, demonstrando o desenvolvimento de cada um.
É importante para a secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso, traçar ações que sejam transformadoras para todos, procurando resgatar suas habilidades e fomentar o desenvolvimento profissional.
O Curso de Costura Industrial teve início dia 14 de setembro, com duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, e termina na sexta-feira, dia 13 de novembro.