20/8/2015 - Osasco - SP

Rede de Saúde de Osasco realiza 11 milhões de atendimentos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 
Os números crescentes da população da cidade comprovam que Osasco tornou-se uma opção para novos moradores. Alguns fatores podem ser apresentados para esta opção: estar bem localizada, com acesso fácil ao transporte público integrado aos municípios vizinhos, próxima das principais rodovias, marginais e há poucos minutos do centro de São Paulo, mas principalmente pelo fato de Osasco estar em pleno desenvolvimento e atendendo cada vez mais às necessidades dos moradores.

Entretanto, os serviços públicos prestados na cidade não respondem apenas aos cidadãos osasquenses ou aos recém-chegados, a rede pública de saúde, por exemplo, atende por mês cerca de 1 milhão de pessoas: mais de 700 mil moradores de Osasco, além de 300 mil pessoas de cidades vizinhas e de toda região.

 Esse número representa quase 10% da população paulistana, hoje com aproximadamente 11 milhões de habitantes. 

Para que essa engrenagem funcione é destinado para a área 30% do orçamento da cidade, aproximadamente 500 milhões de reais – mesmo a obrigação legal sendo apenas de 15% - e estão empenhados diariamente mais de seis mil servidores, incluindo médicos, distribuídos em 35 UBS’s – Unidades básicas de saúde, 4 PS’s – Postos de Saúde, 2 hospitais, 2 UPAS – Unidades de Pronto Atendimento e 2 Policlínicas, uma na zona Norte e outra na zona Sul da cidade, em 45 equipes que atuam na rede. É uma grande estrutura que o tempo todo precisa de aperfeiçoamento e atualizações. 

Um sistema grandioso precisa de resultados na mesma proporção. Para atender 1 milhão de pessoas, mensalmente são realizados 220 mil exames; 400 partos; com cerca de 40 atendimentos médicos realizados pelo Samu; mais de 5.600 atendimentos nas farmácias populares; e mais de 40 mil medicamentos distribuídos, apenas no mês de julho, desde o início do ano foram mais de 200 mil remédios entregues gratuitamente à população.

Mais médicos 



Por ser a demanda da saúde de Osasco uma das maiores do Estado, atender todas as regiões da cidade não é tarefa fácil, por isso o município é um dos mais de 4 mil contemplados pelo programa “Mais Médicos”, implantado em 2013 pelo Governo Federal para enfrentar o problema histórico da falta de médicos no Brasil. Com isso, hoje nossa rede conta com recursos do Ministério da Saúde para a contratação de 88 médicos que integram 18 equipes da ESF – Estratégia Saúde da Família, atendendo em UBS’s e em domicílios.