14/3/2013 - Osasco - SP

Secretaria de Saúde de Osasco apresenta orientações para cuidados pós alagamentos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

 

Diante das recentes ocorrências de chuvas com potencial de alagamento, tanto em Osasco como em toda a região e na Capital, a secretaria de saúde de Osasco está divulgando informações a respeito dos procedimentos adequados para as situações de pós enchente. 
Os cuidados com a saúde pública se fazem necessários, principalmente quando a população entra em contato com a água contaminada, que pode causar desde diarréias até doenças mais graves como a Leptospirose, cujos cuidados se limitam à prevenção, já que não existe vacina contra esta doença.
A diminuição da incidência de enchentes é tratada com prioridade pelo prefeito Jorge Lapas, que após a tempestade do dia 9 de março, sábado, ordenou serviços imediatos, na cidade, como a reconstrução do muro de contenção na parte final da canalização do córrego João Alves, onde o mesmo deságua no rio Tietê, e a remoção da ponte sobre o córrego Bussocaba, na avenida Fuad Auada, que impedia a vazão adequada do córrego, na ocorrência de cheias acentuadas. 
Cuidados pós enchentes
O que fazer após enchentes
- A água contaminada pode causar diarreias e doenças parasitárias, por isto, não beba ou faça uso em hipótese alguma de água que contenha coloração e/ou odor.
- Proteja-se sempre com luvas, botas de borracha ou sacos plásticos duplos envolvendo as mãos, pernas e braços;
- Jogue fora mantimentos mesmo embalados, frutas, legumes, verduras, medicamentos e outros alimentos (carnes/peixes/ovos/frangos) que entraram em contato com a água contaminada da enchente; 
- Lavar e enxaguar com água e sabão as superfícies de pias e mobílias e utensílios como pratos, talhares, panelas, copos; e deixar de molho em água sanitária.
Como higienizar pisos, paredes, bancadas, eletrodomésticos e utensílios domésticos
Faça um preparo do hipoclorito de sódio (2,5%): 1 litro de hipoclorito de sódio (2,5%) ou água sanitária diluído em 4 litros de água.
1º passo: lavar com água e sabão o objeto que entrou em contato com águas de enchente;
2º passo: enxaguar;
3º passo: deixar o objeto na solução do hipoclorito de sódio por uma hora;
4º passo: enxaguar com água própria para consumo humano (potável);
5º passo: Para superfícies, pisos, bancadas, paredes umedecer um pano na solução, passar nas superfícies e deixar secar naturalmente.
 
O que é a leptospirose
- É uma doença causada por uma bactéria presente na urina de roedores (ratos, ratazanas e camundongos) que se espalha pela água de enchente, lama e esgoto. Esta bactéria pode entrar na pele da pessoa com ou sem ferimentos e ainda não existe vacina contra ela.
 
Quais os sintomas da leptospirose
Os principais sintomas são febre, calafrios, diarreia, vômitos, dor no corpo, dor muscular, urina escura, olhos e pele amarelados, cansaço, fraqueza, falta de apetite, entre outros.
- Caso apresente algum destes sintomas, procure imediatamente um serviço de saúde e informe que teve contato com água de enchente.
- Pessoas que possuem ferimentos que foram expostos à água de enchente devem procurar um serviço de saúde para verificar o caso.
 
Ainda não existe vacina contra a leptospirose, por isto a prevenção é a melhor escolha. Em casos de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Vigilância Epidemiológica do município de Osasco pelo e-mail:ve.ss@osasco.sp.gov.br ou pelos telefones: 3699-8900, 3699-3814 (Fax), 3699-8909 (Fax), 3699-8912 3699-8913.