10/9/2014 - Osasco - SP
Índice nacional de desenvolvimento de educação destaca crescimento da qualidade do ensino
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A rede de ensino municipal de Osasco encerrou o ano de 2013 com saldo positivo. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, publicado no dia 5 de setembro, a cidade aumentou seu desempenho nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e alcançou a média de 5,2 pontos. A elevação no índice foi de 0,2 pontos em relação à 2011 – data da última avaliação, e de 0,7 na comparação com a média obtida pela rede municipal em 2005.
Este resultado mostra o esforço da atual gestão no avanço em relação à educação e na melhorara da qualidade do ensino oferecido pelo município. “O índice atesta o compromisso da Prefeitura do Município de Osasco em disponibilizar uma estrutura cada vez mais qualificada à todos os estudantes da rede pública municipal”, diz a secretária de Educação, Régia Maria Gouveia.
Outro número positivo para o município demonstra que o índice alcançado neste ano superou a meta projetada para as cidades do Brasil, que era de 4,5 pontos.
O Ideb, formulado pelo Ministério da Educação, é divulgado a cada dois anos sendo uma das principais referências para políticas relacionadas à educação básica. O indicador avalia a qualidade do ensino, além da infraestrutura oferecida em cerca de 190 mil unidades escolares de ensino fundamental e médio do país.
A rede municipal de ensino de Osasco conta com 56 escolas de ensino fundamental (1° ao 5° ano) que atendem 40.750 estudantes. No total, são 134 unidades educacionais, sendo 66.424 alunos matriculados.
Mais investimentos
Melhorar ainda mais a qualidade do ensino, bem como ampliar a infraestrutura são metas da gestão pública da cidade de Osasco, por isso, a prefeitura lançou, no ano passado, um pacote de obras que contempla a construção de 21 novas unidades de ensino que irão ampliar em 5 mil vagas o atendimento em creches na rede municipal de ensino.
Além dos resultados positivos no Ensino Fundamental que são resultado do investimento na área, a Prefeitura de Osasco também investe no Ensino Superior. Na semana passada, o prefeito Jorge Lapas esteve em Brasília para assinar o termo de autorização de funcionamento da Faculdade de Medicina na cidade.
Por ser faculdade particular, as instituições interessadas deverão se credenciar e apresentar suas propostas. O objetivo é anunciar o resultado final até o início de 2015. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Osasco está no grupo das 39 cidades que foram contempladas com o curso de medicina.
Em dezembro do ano passado, a cidade foi selecionada para receber um campus da universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em Quitaúna. O primeiro prédio acadêmico terá 20 mil metros quadrados e tem custo de implantação estimado em R$60 milhões. Além disso, a população de Osasco também poderá participar de cursos no Instituto Técnico Federal (IFSP).