17/7/2013 - Osasco - SP
Osasco adere a programa social que reforça combate às drogas
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
A Prefeitura de Osasco aderiu nesta segunda-feira, 15, ao Cartão Recomeço, programa estadual que é implantado nos municípios paulistas para ajudar na recuperação e reinserção social de usuários de drogas. A assinatura do termo de adesão ocorreu na sede da Prefeitura, com a presença do prefeito Jorge Lapas e do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam.
O Cartão Recomeço garante aos municípios que entidades especializadas prestem serviços de acolhimento, recuperação e reinserção social de usuários de drogas. O cartão, no valor de R$ 1.350,00, servirá para custear as despesas de recuperação dos dependentes químicos que buscarem ajuda voluntariamente.
O cartão será concedido aos usuários maiores de 18 anos, que forem considerados aptos para o acolhimento social. O dinheiro será exclusivamente repassado às entidades para custear o atendimento e a recuperação do dependente químico. O cartão não tem fins comerciais.
O prefeito Jorge Lapas afirmou que a união de forças entre diferentes esferas de governo é benéfica para a sociedade e que a cidade de Osasco é muito acolhedora a todos esses tipos de programas. Segundo ele, o programa irá somar aos programas desenvolvidos pela prefeitura e irá fortalecer o combate à dependência química.
Durante a solenidade, realizada em seu gabinete, o prefeito lembrou que o programa procura atender exclusivamente dependentes adultos. Ele, por sua vez, comentou que o Governo Federal também possui um programa destinado a combater as drogas, o programa “Crack, é Possível Vencer”, cuja atuação não se restringe à fase adulta, mas está focado apenas no combate ao crack.
Segundo dados apresentados pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, o Brasil é o país onde mais se consome crack. Ele estima que 270 dependentes químicos de Osasco sejam incluídos no programa. A previsão é que entre 30 e 60 dias os cartões estejam implantados na cidade.
Com a medida, a secretaria de Assistência e Promoção Social será a responsável pelo credenciamento das entidades especializadas que prestam serviços de acolhimento, recuperação e reinserção social de usuários de drogas. Gelso de Lima, responsável pela pasta, avalia que o programa é uma alternativa positiva, pois enfrenta o problema sem criminalizar o usuário.
Na ocasião, os deputados estaduais Gilmaci Santos e Osvaldo Verginio e o presidente da Câmara dos Vereadores, Antônio Toniolo, também discursaram. Os vereadores Karen Gaspar, Dinei Simão, Maluco Beleza e Andrea Capriotti também estiveram presentes.