O secretário de Esportes, Tinha Di Ferreira, ressaltou que a administração está tratando os esportes com grandeza, pois espera fazer de Osasco um pólo de atleta campeões. Tinha também afirmou que o prefeito tem atuado para aprimorar as políticas públicas esportivas e que parcerias servirão para reforçar o projeto. “Os talentos estão nos clubes, nos campinhos, nas quadras dos bairros, nas escolas. A Secretaria de Educação será uma parceira importante neste Projeto. O prefeito tem nos dado total apoio para viabilizar programas como esse”, disse.
Prestigiaram o evento a equipe de vôlei feminino da Nestlé, com a levantadora Fabíola que participou da campanha vitoriosa da Seleção Brasileira no Grand Prix de vôlei Feminino, as vice-campeãs da Taça Brasil de Futsal Feminino, a equipe campeã invicta de futsal masculino, sub 17, do Torneio Rio-São Paulo, o ex-zagueiro do Palmeiras, Tonhão, o deputado estadual Osvaldo Vergínio e os vereadores Toniolo, Andrea Capriotti, Rogério Lins, Branco e Maluco Beleza, entre outras autoridades.
O Projeto
O objetivo dos Novos Talentos é promover o aprimoramento de jovens com habilidades para o esporte, independentemente da modalidade, além de contribuir com o desenvolvimento desses atletas e sua inserção no esporte de alta performance.
Serão beneficiadas crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos, exceto no caso dos praticantes de ginástica artística, que podem iniciar treino aos 5 anos de idade.
As modalidades que abrem o projeto são: futebol de campo, vôlei, basquete, judô, handebol, ginástica artística, atletismo, futsal, xadrez e natação. Haverá turmas masculinas e femininas.
Serão cerca de 14 polos esportivos na cidade que receberão as modalidades esportivas que compõe o projeto. Cada polo será referência de uma modalidade. Os jovens serão escolhidos por professores e técnicos esportivos que possuem habilidade e conhecimento para verificar a capacidade das crianças e dos jovens. A primeira seleção do Projeto será realizada nas Olimpíadas Estudantis, prevista para acontecer em outubro e também através de seleção específica em cada modalidade. Crianças e adolescentes que fazem parte das escolinhas esportivas e que apresentaram habilidades acima da média serão indicados pelos professores para fazerem parte do projeto.