A campanha foi aberta pelo secretário de Saúde, José Amando Mota. “Osasco aderiu ao movimento para alertar a população sobre a realidade atual do câncer na mulher e a importância para o diagnostico precoce”, disse, lembrando que essa doença é a que mais mata no mundo e que também atinge o homem.
Por meio de slides, o secretário apresentou dados sobre o avanço da doença nos últimos anos. “O Brasil trabalha com uma estimativa de 55O mil novos casos de câncer. Teremos uma média de 50 mil novos casos do câncer de mama, que é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo”, explicou Mota, justificando o principal objetivo da campanha. Ele ainda chamou a atenção dos presentes que aguardavam o início do evento, destacando ainda os problemas do consumo alcoólico excessivo e do fumo, que também são fatores causadores da doença.
O secretário apresentou ainda os números de exames de mamografia realizados no município, que passou de 4.639, em 2010, para mais de 30 mil exames realizados em 2012. Ele incentivou as participantes a fazerem os exames. “Descobrir precocemente a doença, significa enfrentar esse inimigo logo no início. No caso do câncer de colo de útero, o paciente tem quase 100% de sucesso no tratamento”, alertou.
Em seguida, a coordenadora de Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho, também fez uso da palavra e criticou a demora da construção do Centro de Oncologia, “Centro de Tratamento do Câncer”, na cidade de Osasco, que atenderá também pacientes dos municípios vizinhos. “Essa é uma luta de muitos anos. Quem morre de câncer, na maioria das vezes, somos nós mulheres. Enquanto não inaugurarmos esse Centro de Oncologia vamos continuar lutando”, afirmou, lembrando que ainda neste mês a coordenadoria fará uma caminhada reivindicando a construção da unidade. “Nós não queremos morrer dessa doença, nós queremos acabar com ela ou ao menos amenizar o estrago que ela faz na sociedade”, completou Sônia.
Para o vice-prefeito, Valmir Prascidelli, esse tipo de atividade dá oportunidade para que o poder público dialogue com mais intensidade com a população na busca de caminhos para prevenção. “Saúde não é só cuidar da doença é principalmente de prevenir as doenças. Depois que ficamos doentes a condição de cura é muito mais difícil, em especial o câncer. Quem já teve ou tem alguém da família com essa doença sabe o quanto isso é difícil”, frisou.
O deputado estadual Osvaldo Vergínio e o presidente da Câmara Municipal, Antônio Toniolo, também fizeram uso da palavra, parabenizaram os organizadores e falaram sobre a campanha.
Na sequência, os presentes participaram de uma palestra ministrada pela coordenadora do Programa Municipal Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde de Osasco, Cibele Camargo.
A programação incluiu as apresentações de um poema e música interpretada por Iza Ferreira e do grupo de Capoeira do mestre Rato.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Marisa Elizabeth da Silva (Administração), Gelso de Lima (Indústria, Comércio e Abastecimento), Régia Maria Sarmento Gouveia (Educação) e Tinha di Ferreira (Esporte); os vereadores Dinei Simão e Branco; o coordenador do Orçamento Participativo, Antonio Onofre França de Queiroz; o Ouvidor Geral, Luis da Locadora; o chefe de Gabinete do Prefeito, Rubinho Bastos; o presidente do Conselho da Saúde, Benedito André e o comandante da GCM, Paulo Siqueira, dentre outras autoridades.