Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

3/8/2015 - Osasco - SP

Osasco promove “Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - Tereza de Benguela”




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

A Prefeitura de Osasco, por meio da Coordenadoria da Mulher, Promoção da Igualdade Racial e Diversidade Sexual e do Núcleo de Promoção de Igualdade Racial, realizou no último sábado (25), o "Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha/ Tereza de Benguela". O evento aconteceu na Sala Osasco.
 
Criado em 25 de julho de 1992 durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, em Santo Domingo, República Dominicana, ficou determinado que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra. Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero, racial e étnica em que vivem estas mulheres.

No Brasil, nesta mesma data se comemora também o “Dia da Mulher Negra Tereza de Benguela”. Através da lei federal 12.987/2014, Tereza de Benguela, nascida no século XVIII, líder do Quilombo do Piolho ou Quariterê, nos arredores de Vila Bela da Santíssima Trindade no Estado do Mato Grosso, foi escolhida como representa todas as mulheres negras no Brasil.
 
Em Osasco, a atividade contou com palestras ministradas pelas advogadas Juliana Yade e Claudia Luna, que abordaram as dificuldades encontradas pelas mulheres negras nos diversos setores da sociedade. Contou ainda com apresentações culturais que fizeram a abordagem da temática sobre a valorização e a identidade da mulher negra brasileira.

Estiveram presentes vários movimentos sociais relacionados à questão racial, tais como: Geledés, Fórum Cultural do Grajaú, Movidas Pela Capoeira, Marcha das Mulheres Negra, Coletivo Em Alto e Bom Tom, Quilombhoje e União Regional Umbandistas da Zona Oeste da Grande São Paulo, gestores municipais da Igualdade Racial dos municípios de Carapicuíba, Embu das Artes, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Conselhos Municipais da Igualdade Racial, da Mulher e de Saúde da região.
 
Houve ainda uma exposição e venda de produtos artesanais com enfoque étnicos, com a participação de artesãos e empreendimentos ligados ao programa de Economia Solidária do município, como também da sociedade civil.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.