27/5/2013 - Osasco - SP
Osasco vai incluir a 'Semana do Trabalhador' no calendário oficial
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, reuniu-se, no dia 24 de maio, com sindicalistas, vereadores e o deputado estadual Marcos Martins para apresentar e assinar projeto de lei que institui, no calendário oficial do município, a Semana do Trabalhador.
A cerimônia, realizada no Centro Público de Economia Popular e Solidária, também teve como objetivo promover maior integração entre a administração municipal e as entidades sindicais.
A proposta, construída a partir de consulta a dirigentes de centrais sindicais, foi detalhada pela secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Mônica Veloso. “Vivemos em uma cidade que tem DNA do trabalho, cujos trabalhadores tem contribuído e muito para o progresso e desenvolvimento”, disse. “Essa lei tem como objetivo dar visibilidade às ações que estão voltadas para classe trabalhadora e para sua família e também de resgatar o processo histórico do que representa o trabalho para cidade de Osasco”, completou.
Após assinar o projeto e entregá-lo ao presidente da Câmara Municipal, Antônio Toniolo, o prefeito falou sobre a importância da medida. “Temos muitas iniciativas propostas pelos sindicatos quando chega a semana do Dia do Trabalhador, como shows, palestras, corridas e passeio ciclísticos. A inclusão, no calendário oficial, vai garantir a criação de um comitê organizador para avaliar esse calendário”, destacou.
Lembrando que a cidade de Osasco tem um marco na história do Brasil envolvendo a luta dos trabalhadores, Lapas também sugeriu a criação de um Museu do Trabalhador, no qual seria resgatada a história greve de 1968, que foi a primeira manifestação contra a ditadura militar no País, dentre outras bandeiras de luta da classe trabalhadora.
Durante o evento, o deputado estadual, Marcos Martins, o presidente do Conselho Intersindical de Saúde e Seguridade de Osasco e Região, José Elias de Góis, o diretor dos Sindicato do Bancários, Valdir Fernandes (Tafarel) e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Jorge Nazareno também fizeram uso da palavra e manifestaram apoio a proposta de lei.
Prestigiaram ainda o evento os secretários municipais Carlos Baba (Obras), Dulce Helena Cazzuni (Planejamento e Gestão), Roberto Trapp (Comunicação Social) e Fábio Yamato (Cultura); os vereadores Alex da Academia e Maluco Beleza; o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Osasco, Região e Vale do Ribeira, Jueste Nunes da Silva; o presidente da União dos Aposentados e Pensionistas de Osasco, Octaviano Pereira dos Santos; o presidente do DIEESE, Antônio de Souza; o representante da Nova Central e presidente do Sindicato dos Empregados em Asseio e Conservação, Hospitalidade e Turismo de Osasco, Assil Kraide; o representante da Central dos Trabalhadores do Brasil e presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Osasco e Região, José Roberto; o comandante e inspetor da GCM Osasco, Paulo Siqueira; e o tenente coronel comandante do 14º BPM, Virgolino, dentre outras autoridades.