29/8/2013 - Osasco - SP
Prefeito Jorge Lapas prestigia Ordenação Episcopal do bispo Luiz Fernando Lisboa
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
Na tarde de sábado (24), o prefeito de Osasco, Jorge Lapas, participou na Catedral de Santo Antonio, da ordenação episcopal do Monsenhor Luiz Fernando Lisboa, conhecido pelos fieis como padre Luizinho, que foi ordenado bispo da Diocese de Pemba, Moçambique, na África onde irá realizar trabalho de evangelização a partir de 14 de setembro próximo. Participaram também da celebração a primeira dama, Sandra Missiano Lapas, a senhora Raíssa, progenitora do prefeito, o vice-prefeito Valmir Prascidelli, deputados João Paulo Cunha (federal), Marcos Martins e Osvaldo Vergínio (estaduais), ex-prefeito Emidio de Souza, vereador Antônio Toniolo, presidente da Câmara Municipal, os secretários municipais Waldyr Ribeiro (Assuntos Institucionais), Roberto Trapp (Comunicação), Mônica Veloso (Trabalho), Luiz da Locadora (Ouvidoria), Toninho (Orçamento Participativo), dentre outras autoridades.
A vida próspera e vitoriosa do líder religioso
O novo bispo é natural de Valença (RJ), está com 57 anos de vida e 30 de sacerdócio. Cursou o Ensino Médio no Seminário Passionista São Gabriel, em Osasco (SP), filosofia na PUC de Curitiba (PR), e Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP). Possui ainda especializações em Missiologia, Liturgia e Pedagogia.
Foi ordenado padre em Osasco no ano de 1983, atuando na Paróquia Nª. Sra. da Conceição, no bairro Km. 18. O religioso é membro da Equipe de Reflexão Missionária da CRB (Conferência Religiosa do Brasil) Nacional e da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionista), desde 1982.
Em sua congregação, atuou nas diversas etapas da formação dos novos religiosos, inclusive como vice mestre de noviços em Viamão (RS). Foi também vigário paroquial em Osasco (SP), entre 1992 e 1997. Ultimamente vinha exercendo a função de pároco na Arquidiocese de Curitiba (PR).
A diocese de Pemba, em Moçambique, onde exercerá o sacerdócio, foi criada em 1957 e está vaga desde novembro último, em face da renúncia de dom Ernesto Maguengue.
Ordenação Episcopal
A ordenação episcopal do Monsenhor Luiz Fernando Lisboa, o padre Luizinho, contou com a participação de nomes expressivos da Igreja Católica, dentre eles Dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ercílio Turco, bispo da Diocese de Osasco, Dom Lúcio Muandula, bispo de Xai-Xai e presidente Episcopal de Moçambique/África, Dom Francisco Manoel Vieira, bispo emérito de Osasco e do monsenhor Claudemir, pároco da Catedral Santo Antônio.
Ao final da cerimônia de celebração, o prefeito Jorge Lapas fez a entrega ao padre Luizinho, agora Monsenhor Luiz Fernando Lisboa, de placa comemorativa à sua ordenação, expressando o orgulho que a cidade de Osasco sente por este acontecimento religioso, altamente significativo para a cidade”. O prefeito conclui falando de sua admiração pelo bispo ordenado, classificando-o como “sacerdote vocacionado, líder, que dissemina o amor e a palavra de Deus aos quatro cantos do mundo”.