Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

17/11/2014 - Osasco - SP

Prefeitura de Osasco e Fundação Casa promovem ação socioeducativa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

No dia 7 de novembro, a Prefeitura de Osasco, por meio da Coordenadoria da Mulher e Igualdade Racial, e a Fundação Casa (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) Osasco I, promoveram a “Kizombinha”, um evento realizado na instituição e cuja temática aborda o eixo étnico-racial, bem como a sua importância na medida socioeducativa.
 
 
A Kizombinha da Casa Osasco I tratou das Origens Africanas e Zumbi dos Palmares. Foi organizada em três momentos: 1) a apresentação de três adolescentes que explicaram acerca das origens africanas e a contribuição para o povo brasileiro, como o samba, a religião, a culinária, dentre outros; 2) também foi apresentado um pouco sobre a vida de Zumbi dos Palmares e 3) em seguida a Coordenadoria da Mulher e Igualdade Racial, por meio de sua coordenadora, Sônia Rainho, apresentou o trabalho desenvolvido na Prefeitura no âmbito das mulheres e seus direitos, assim como o preconceito e as questões raciais que também fazem parte da programação do X Novembro Negro de Osasco. 

A Coordenadoria do Projeto Juventude Viva também esteve presente no evento e destacou a importância de se fazer um trabalho com os jovens de Osasco e região, que fazem parte das diversas desigualdades sociais presentes em nossa sociedade. No final, houve uma roda de capoeira direcionada por um educador do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), o qual ministra a oficina na unidade da Fundação Casa Osasco I. Participaram do encontro adolescentes da oficina e alguns convidados.

A “Kizombinha” é um evento realizado nas unidades da Fundação Casa e que faz parte das discussões das Oficinas do Quesito Cor, realizadas com adolescentes cujo responsável é o Comitê Institucional. Para o agente educacional Iure Silva, que ministra as oficinas do Quesito Cor, a proposta do trabalho é mostrar a importância da Cultura Africana na vida das pessoas e propor a reflexão sobre o preconceito e o racismo tão presentes em nossa sociedade, assim como estimular a participação dos adolescentes nas oficinas com o intuito de trazer a reflexão.
 
O evento contou com a participação da diretora da Casa Osasco I, Maria Aparecida; a encarregada técnica, Adriana Gualberto; a coordenadora pedagógica, Elaine Raimondo, além dos servidores de diversos setores (pedagogia, psicossocial, segurança, administrativo, saúde, operacional, diretores e supervisores), etc.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.