26/4/2013 - Osasco - SP
Prefeitura de Osasco promove almoço temático em comemoração ao Dia do Índio
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
No dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia do Índio, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Administração e pela coordenadoria da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, promoveu um almoço temático para comemorar a data. O evento, que faz parte da programação da 7ª Semana dos Povos Indígenas de Osasco, contou com cinco integrantes da comunidade indígena de etnia Pankararé.
O Restaurante do Servidor foi totalmente decorado com fotos, comidas típicas, e artesanatos do povo Pankararé. Já as mesas foram enfeitadas com vasos de ervas medicinais e de chá, cada planta continha um display informando as características de cada espécie. As atendentes também entraram no ritmo e utilizaram penachos na cabeça.
Os cardápios também foram requintados e além do trivial incluiu peixe à milanesa, filé de peixe grelhado, carne cozida com mandioca, batata doce, cuscuz paulista e saladas. Foi servida na sobremesa banana caramelada, gelatina de fruta, bolo de aipim (mandioca) e frutas.
O almoço foi embalado com sucessos de raiz sertaneja e MPB, interpretados pelo o músico Marcio Fachini e o baterista Cássio Soares. Eles priorizaram as músicas com letras e refrões destinados à natureza, além daquelas com temas indígenas.
A secretária de Administração, Marisa Elizabeth da Silva, fez uso da palavra e explanou sobre o dia 19. Ela lembrou o nascimento de sua filha, Tainá Luíza, que também comemora o aniversário nessa mesma data. “Este almoço temático tem uma importância muito grande para nós em nossa história e cultura. Todos temos em nosso passado um forte elo com a população indígena”, disse.
Já a coordenadora de Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sônia Rainho, destacou um pouco da história do povo Pankararé, composta por 50 famílias, incluindo mais de 200 pessoas. Sônia ainda informou que a Prefeitura está trabalhando a documentação de um futuro espaço para preservação da cultura indígena. “Temos outras etnias em nossa cidade, mas a que mais se destaca é a Pankararé por ser a maior. Neste ano ainda, eles vão receber o título que permitirá a construção da Casa da População Indígena, que será no Jardim Bonança”, frisou.
Em seguida, a cacique Alaíde, do povo Pankararé no Estado de São Paulo, agradeceu o apoio da Prefeitura. “Este espaço de referência é um sonho para que possamos preservar a nossa cultura e perpetuá-la para as crianças descendentes que estão nascendo aqui na cidade de Osasco”, afirmou.
Os servidores prestigiaram uma apresentação de dança indígena, comandada pela cacique, e mais quatro descendentes, Renato, Pedro Henrique, Vitor Manoel e Rosana Maria.
Também prestigiaram o evento os vereadores Maluco Beleza e Rogério Lins; o presidente do Sintrasp, Jessé de Castro Moraes, dentre outras autoridades.