Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

14/12/2015 - Osasco - SP

Prefeitura de Osasco realiza mega operação contra dengue no bairro Jaguaribe




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Na quarta-feira (9/12), com a presença do prefeito Jorge Lapas, a Prefeitura de Osasco deu início a uma grande mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue e outras doenças, como febre Chikungunya e o Zika vírus. Sob a coordenação da Secretaria da Saúde e com a participação do Departamento de Vigilância em Saúde; Divisão de Saúde Ambiental; e Núcleo de Controle de Zoonoses (CCZ), essa ação foi iniciada no bairro do Jaguaribe, zona Sul de Osasco, região em que foi encontrado o segundo maior índice larvário na cidade. 

Essa iniciativa visa intensificar o trabalho de combate ao mosquito com ações como a busca por focos no interior das moradias, nebulização feita através da máquina manual Neb - disparando inseticida nos cômodos, quintal e no entorno, além de orientação aos moradores e vizinhança. Tudo isso em parceria com os colaboradores da Secretaria de Serviços e Obras que farão a remoção de materiais para descarte, limpeza dos terrenos públicos, praças etc.
“Convidamos a população para participar da luta contra a dengue. O momento é de união em prol do bem da nossa comunidade. Não podemos descuidar, principalmente neste momento de festas de final de ano”, disse o prefeito Jorge Lapas.
Desde setembro as equipes de Osasco vêm intensificando as ações de prevenção com a realização de tratamento com larvicida nos córregos para evitar a proliferação de insetos, também retirando objetos que possam servir de recipientes para as larvas e estão sendo depositados constantemente nas margens.

Na “Semana Estadual de Mobilização contra Dengue”, que ocorreu no entre os dias 23 e 28 de novembro, as ações conseguiram atingir cerca de 98.000 pessoas com trabalho de orientação e distribuição de informativos em todas as feiras livres do Município, bem como informativos visuais, espalhados pelas principais avenidas da cidade em forma de faixas.

O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), apontou que os recipientes de maior índice de positividade para larvas do Aedes aegypti são tambores e caixas d'água. O Núcleo de Combate à Dengue está realizando mutirões de telagem de caixas d'água e tambores nos bairros que apresentaram maior incidência do problema: Jd. Novo Osasco, Jaguaribe, Vila Yolanda e o Portal D'Oeste (Morro do Socó).

O zika vírus e a microcefalia

A doença, também transmitida pelo Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue, se assemelha à “prima”: febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas, mas tem sintomas mais brandos. Entretanto, a principal preocupação dos especialistas está na possível relação do vírus com a microcefalia, uma doença que provoca má-formação do cérebro de bebês.
A região mais afetada pelo surto de microcefalia no Brasil é a Nordeste, na qual são mais de 1.200 casos notificados em 311 municípios de 14 Estados.

Prestigiaram o evento os secretários municipais José Amando Mota (Saúde), Carlos Baba (Serviços e Obras), Oscar Buturi (Comunicação), Marisa Elizabeth (Administração), Solange Cristina (Assistência Social), Comandante Paulo Siqueira (Guarda Civil Municipal), Luiz Carlos Garcia (Ouvidoria) e contou também com a presença dos vereadores Josias da Juco, Andréa Capriotti, Antônio Toniolo, além do 1º Tenente Rafael Fiorillo, do 4º BIL, dentre outras autoridades.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.