Com esse convênio, são dados os primeiros passos para a implantação do campus definitivo da universidade no terreno que foi adquirido pelo MEC (Ministério da Educação) e repassado à Unifesp.
Além da construção do primeiro prédio acadêmico no local, a parceria prevê a implantação de uma “rua-parque” aberta ao uso da população e que vai ligar Quitaúna ao Km 18. Além disso, a Unifesp cedeu parte da área para que a prefeitura construa uma creche no local, com capacidade para atender 240 crianças. O cercamento da área e a implantação de calçadas também fazem parte do acordo, além de instalações pré-fabricadas para abrigar cursos de extensão.
“A expectativa da comunidade é alta em relação à construção do campus Osasco no terreno de Quitaúna. Por isso, ficamos muito contentes com essa assinatura, que formaliza pontos que já vínhamos negociando. Com certeza, é um passo fundamental para a realização desse projeto”, afirmou o prefeito Jorge Lapas.
A reitora Soraya Smaili, por sua vez, elogiou a disposição da prefeitura em firmar parcerias e cooperar com a universidade na construção do campus definitivo. “Esse terreno é uma joia para a universidade e, por meio desse convênio, estamos conseguindo viabilizar o campus definitivo. Agora, já poderemos iniciar o planejamento do campus definitivo e apresentar ao Ministério da Educação proposta de recursos para a construção da creche”, afirmou.
Ela destacou ainda que a parceria está se tornando modelo para outros campus da Unifesp, como os da Baixada Santista e de Guarulhos, tanto em termos de cooperação com a administração municipal quanto como exemplo de planejamento democrático, envolvendo integração com a comunidade. “O projeto da rua parque é o melhor exemplo disso. Ele foi aprovado durante a última reunião do Conselho Universitário e abriu um debate com os outros campus sobre essa integração”, completou.
Atualmente, a Unifesp já mantém, em Osasco, um campus que funciona em prédio cedido pela administração municipal no bairro do Jardim das Flores. Ele esta em seu segundo ano de funcionamento e oferece 5 cursos.
Também prestigiaram a assinatura o vice-prefeito Valmir Prascidelli; os secretários municiais Dulce Helena Cazzuni (Planejamento e Gestão), Waldyr Ribeiro Filho (Relações Institucionais), Carlos Baba (Serviços e Obras), Regia Maria Gouveia Sarmento (Educação), Roberto Trapp (Comunicação) e Marcelo Vieira (Assuntos Jurídicos); a vereadora Mazé Favarão; e o diretor acadêmico do campus Osasco, Murilo Leal, dentre outros representantes da Unifesp.